sábado, setembro 08, 2007

O PRISIONEIRO DA ILHA DOS TUBARÕES (The Prisoner of Shark Island)



Que maravilha que é esse pouco lembrado filme de John Ford. O PRISIONEIRO DA ILHA DOS TUBARÕES (1936) é mais um título do cineasta que mostra pessoas inocentes sendo presas e que acabam seguindo uma via crúcis semelhante a de Jesus Cristo. Poder-se-ia dizer que o filme completa uma trilogia com O FURACÃO (1935) e MARIA STUART, RAINHA DA ESCÓCIA (1936), embora essa temática de inocentes presos tenha sido explorada de maneira mais sutil em vários outros trabalhos do diretor. Desses três, O PRISIONEIRO DA ILHA DOS TUBARÕES é, sem dúvida, o melhor. Tanto que foi o único filme de Ford que me fez chorar e por isso mesmo vai logo para o topo dos meus favoritos do diretor.

O filme é baseado na história real do Dr. Samuel Mudd (Warner Baxter), um médico que foi preso sob suspeita de ter participado do atentado que tirou a vida do Presidente Abraham Lincoln. O que aconteceu foi que o assassino do Presidente, John Wilkes Booth, depois de cometer o crime, quebrou a perna e foi pedir ajuda na residência do Dr. Mudd. Não sabendo que estava ajudando um homem procurado pela lei, o bom médico ajudou de muito bom grado aquele estranho homem. No dia seguinte, soldados ianques invadiram a casa do Dr. Mudd e levaram-no preso. Ele não chegou a ser executado como vários outros suspeitos de conspiração, mas foi enviado para uma prisão de segurança máxima situada no Golfo do México. Lá o doutor come o pão que o diabo amassou, tenta fugir e ganha uma chance de redenção a partir de uma desgraça que se alastra pela ilha.

Incrível como esses filmes que mostram pessoas inocentes sendo injustamente incriminadas mexem com a gente, trazendo um forte sentimento de revolta. Nesse filme de Ford essa revolta se torna ainda mais forte ao vermos a expressão de tristeza no rosto da esposa do Dr. Mudd, interpretada brilhantemente por Gloria Stuart, que muitois anos depois seria indicada ao Oscar de atriz coajuvante por TITANIC, de James Cameron.

O PRISIONEIRO DA ILHA DOS TUBARÕES é cheio de seqüências memoráveis, sendo uma delas o momento da morte do Presidente Lincoln, que, a exemplo do que aconteceu com o Presidente Kennedy, tornou-se quase um santo para os americanos. O próprio John Ford, como bom patriota que é, também era admirador de Abraham Lincoln, como pode-se notar em A MOCIDADE DE LINCOLN (1939), que eu gostaria muito de rever, mas não consegui ainda uma cópia nem em divx nem em dvd nas locadoras. A cópia em divx de O PRISIONEIRO DA ILHA DOS TUBARÕES que está circulando pelos sites de torrent está bem boa.

Nenhum comentário: