terça-feira, janeiro 18, 2005

GLOBO DE OURO 2005



Pra não deixar passar em branco o Globo de Ouro desse ano, vou comentar um pouco o que mais se destacou. Perdi os vinte minutos iniciais porque fiquei meio desorientado com o horário de verão e com o relógio marcando hora errada aqui em casa. Então, perdi de ver as premiações duplas para PERTO DEMAIS: Clive Owen e Natalie Portman faturaram os prêmios de melhores coadjuvantes.

1. Joely Richardson não conseguiu esconder a cara de desapontamento ao perder o prêmio de melhor atriz em série de tv (drama). Em compensação NIP/TUCK ganhou. Finalmente uma série que eu acompanho ganhando o prêmio principal. Acho que eles ganharam pela segunda temporada, que ainda não chegou por aqui.

2. Ian McShane, o malvado dono do bar em DEADWOOD, ganhou merecidamente o prêmio de melhor ator em série de drama. O cara é muito bom fazendo papel de mau.

3. Que diabos de roupa era aquela que a Halle Berry estava usando? Ela estava com um peito em cima e outro embaixo. Deve ter sido alguma pegadinha do alfaiate dela. A Fer, no blog Goodfellas, falou que seria melhor se ela estivesse vestida com um saco de batatas. Com certeza.

4. Kate Winslet era a mulher mais linda da festa. Eu estava torcendo por ela, sou fã dessa menina. Pena que quem ganhou por melhor atriz de comédia ou musical foi Annete Benning, por BEING JULIA. Mas Kate continuou feliz o tempo inteiro. E aplaudiu satisfeita quando o seu amigo Leonardo DiCaprio ganhou o prêmio de melhor ator por O AVIADOR.

5. DiCaprio, ao contrário, parecia meio blasé, quando recebeu o prêmio. Aliás, a mesa toda de Martin Scorsese parece que já tem fama de ser a mais triste nas cerimônias do Globo de Ouro. Na época de GANGUES DE NOVA YORK, parecia que tinha morrido alguém. Mas foi bonito quando DiCaprio prestou homenagem a Scorsese, certamente um dos maiores cineastas vivos do mundo.

6. LOST, uma das séries que eu mais gostaria que chegasse aqui - de preferência em canais que eu tenha acesso (FOX, Sony, Warner), perdeu para NIP/TUCK.

7. Na hora de apresentaram os indicados ao prêmio de melhor série de tv (drama), passaram uma das cenas mais emocionantes de 24 HORAS: a cena da morte de Chapelle. Inesquecível. Em março, vem aí a quarta temporada.

8. Kate Hudson era a segunda mulher mais bela da festa.

9. DIÁRIOS DE MOTOCICLETA, de Walter Salles, que estranhamente estava como sendo do Brasil, perdeu para MAR ADENTRO, o novo filme de Alejandro Amenábar. Apesar de acreditar que esse filme de Amenábar seja excelente, confesso que fiquei um pouco triste ao ver o diretor saindo do gênero horror. Achei que ele ia se tornar um especialista no gênero.

10. Mick Jagger estava na festa. Certamente ele já tinha certeza que ia ganhar o prêmio de melhor canção. "Old Habits Die Hard", de ALFIE - O SEDUTOR, é mesmo melhor que qualquer uma das outras canções cafonas que estavam concorrendo.

11. DESPERATE HOUSEWIVES, série que está passando na Sony, estava com 3(!) indicadas na categoria melhor atriz de tv (comédia). Quem levou foi Teri Hatcher, que estava luminosa. A série também ganhou o prêmio principal da categoria.

12. Howard Shore, depois de O SENHOR DOS ANÉIS, está se destacando mais. Ganhou o prêmio de melhor trilha sonora por O AVIADOR.

13. Clint!!!! Melhor diretor. O mais aplaudido da festa. Impressionante a popularidade dele ultimamente. E ele é tão gente boa que, mesmo ganhando o prêmio, fez questão de dizer que o amigo Morgan Freeman era o melhor ator do mundo. Freeman, que tinha perdido para Clive Owen. Quando Hilary Swank foi buscar o seu prêmio por MILLION DOLLAR BABY, ela também elogiou tanto o velho Clint, dizendo que o talento dele não tinha limite, que isso acabou sendo um dos momentos mais emocionantes da festa. Realmente, Clint Eastwood é fera: o homem dirigiu, produziu, atuou e ainda fez a música do filme. É mole?

14. A premiação de Jamie Foxx também foi um dos pontos altos. O rapaz imitou Ray Charles, disse que estava vivendo a noite da vida dele e quase chorou e fez outros chorarem.

15. Robin Williams ganhou o prêmio especial da noite. Achei até ousado da parte da imprensa estrangeira homenagear um ator que não é nenhuma unanimidade ultimamente. Mas Robin Williams podia fazer só filmes ruins que ainda estaria perdoado. Pra mim, ele sempre vai ser o professor inspirador de SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS.

16. Apesar de SIDEWAYS ter ganhado o prêmio de melhor filme (comédia ou musical), tudo indica que o duelo de titãs da noite do Oscar vai ser mesmo entre MILLION DOLAR BABY e O AVIADOR. Esse último foi quem ganhou o Globo de Ouro de melhor filme (drama).

17. Quem quiser acompanhar uma divertida cobertura do Oscar, com palpites engraçados, recomendo ler os textos da Fernanda, no blog Goodfellas.

Relação Completa dos Vencedores

Cinema

Melhor Filme - Drama
O Aviador

Melhor Filme - Comédia ou Musical
Sideways

Melhor Ator - Drama
Leonardo DiCaprio, O Aviador

Melhor Atriz - Drama
Hilary Swank, Million Dollar Baby

Melhor Ator - Comédia ou Musical
Jamie Foxx, Ray

Melhor Atriz - Comédia ou Musical
Annette Bening, Being Julia

Melhor Ator Coadjuvante
Clive Owen, Perto Demais

Melhor Atriz Coadjuvante
Natalie Portman, Perto Demais

Melhor Diretor
Clint Eastwood, Million Dollar Baby

Melhor Roteiro
Alexander Payne e Jim Taylor, Sideways

Melhor Canção Original
"Old Habits Die Hard", Alfie- O Sedutor

Melhor Trilha Sonora
Howard Shore, O Aviador

Melhor Filme Estrangeiro
The Sea Inside (Mar Adentro - Espanha)

Televisão

Melhor Série de TV - Drama
Nip/Tuck (2003)

Melhor Série de TV - Musical ou Comédia
Desperate Housewives (2004)

Melhor Minissérie ou Filme para TV
The Life and Death of Peter Sellers (2004)

Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV
Geoffrey Rush por The Life and Death of Peter Sellers (2004)

Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV
Glenn Close por The Lion in Winter (2003)

Melhor Ator em Série de Comédia
Jason Bateman por Arrested Development (2003)

Melhor Atriz em Série de Comédia
Teri Hatcher por Desperate Housewives (2004)

Melhor Ator em Série de Drama
Ian McShane por Deadwood (2004)

Melhor Atriz em Série de Drama
Mariska Hargitay por Law & Order: Special Victims Unit (1999)

Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV
William Shatner, por Boston Legal

Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV
Anjelica Huston por Iron Jawed Angels

Nenhum comentário: