terça-feira, agosto 31, 2004

MARIO BAVA EM DOIS FILMES



Reg Park como o homem mais forte da Terra em HÉRCULES NO CENTRO DA TERRA



Norma Bengell enfrentando ameaças alienígenas em O PLANETA DOS VAMPIROS

E continua minha peregrinação pelo cinema de Mario Bava. Aos poucos vou conhecendo mais filmes dele. Comento brevemente dois trabalhos de gêneros um pouco diferentes, mas ambos, de uma forma ou de outra, transitam um pouco pelo gênero horror.

HÉRCULES NO CENTRO DA TERRA (Ercole al Centro della Terra / Hercules in the Haunted World / Hercules at the Center of the Earth)

Um exemplar de Bava dirigindo um peplum, também conhecido como o subgênero "sandálias e saiote". HÉRCULES NO CENTRO DA TERRA (1961) até me deu um pouco de sono, mas tem momentos bem interessantes, inventivos e até engraçados. Por um momento, parecia que eu estava vendo um filme dos Trapalhões. Tem uma cena com um monstro tão tosco que chega a ser difícil não rir. Foi a primeira experiência de Bava com as cores, mostradas de maneira bem extravagante, quase psicodélica, num tempo em que o termo ainda nem era disseminado (ou era?). Interessantes os efeitos, que hoje são bem ultrapassados, como Hércules levantando uma pedra de isopor e fazendo cara de força. Ou a utlização de desenho animado para mostrar a queda de uma pessoa num abismo. Na história, Hércules vai até o reino de Plutão (o senhor dos infernos) em busca de um objeto que poderá tirar do transe a sua amada. A moça estava enfeitiçada por forças demoníacas, graças a um pacto feito com o rei interpretado por Christopher Lee. Mas o legal de tudo é que Bava nunca se leva a sério e pra um filme desse gênero, eu achei bem curto. Nem dá pra comparar com a seriedade de Leone em O COLOSSO DE RHODES. Destaque para a homenagem a NOSFERATU, do Murnau. Visto em DVD da ClassicLine.

Texto recomendado: o que o Thomaz escreveu para a Contracampo. O texto do Thomaz é extremamente respeitoso e conta detalhes interessantes das circunstâncias em que o filme foi feito, entre outras coisas.

O PLANETA DOS VAMPIROS (Terrore nello Spazio / Planet of the Vampires)

A principal curiosidade de O PLANETA DOS VAMPIROS (1965) para o público brasileiro é a presença da nossa Norma Bengell, recém saída da obra-prima NOITE VAZIA, de Walter Hugo Khouri. Nos anos 60 e 70, Norma costumava se alternar, filmando no Brasil e na Europa. Na história, uma nave espacial desce num estranho e desolado planeta para resgatar outra nave perdida, mas ao chegar lá alguns membros da tripulação começam a atacar uns aos outros. O PLANETA DOS VAMPIROS, junto com IT! THE TERROR FROM BEYOND SPACE (1958), é conhecido como o filme que mais influenciou ALIEN: O OITAVO PASSAGEIRO, de Ridley Scott. (Se bem que um filme que eu percebi muita semelhança com esse do Bava foi ENIGMA DO HORIZONTE, de Paul Anderson, por conta do clima hipnotizante de mistério dentro da nave.) Entre as cenas, destaque para o momento em que a tripulação da nave encontra os esqueletos gigantes dos habitantes do planeta. Vi o filme em divx mas ele chegou a ser lançado em VHS no Brasil pela Lk-Tel/Columbia.

Texto recomendado: um texto de Derek Hill do site da Images Journal. O texto de Hill, além de fazer jus ao visual alucinante do filme com o uso dos mais diversos adjetivos, conta detalhes sobre como foi filmada a seqüência do pouso da nave, assim como do uniforme retrô dos tripulantes e da trilha sonora de Gino Marinuzzi Jr.

Nenhum comentário: