sábado, agosto 14, 2004

DIÁRIO DE UMA PAIXÃO (The Notebook)



Esse filme de Nick Cassavetes é careta, mas tem algo de bonito. E não falo apenas da bela fotografia "cartão postal" em scope - a cena do lago cheio de patos é a primeira que me vem à cabeça. A história é bem lugar-comum, mas é contada de maneira pausada e agradável. O que menos gostei no filme foi a parte dos protagonistas já velhos, interpretados por James Garner e Gena Rowlands, mãe do diretor Cassavetes. Talvez por não ser tão bem desenvolvida quanto a história deles quando jovens, contada a partir de um caderno de anotações a uma Gena Rowlands com problema de degeneração de memória.

Os melhores momentos são os que mostram o jovem casal apaixonado, Noah (Ryan Gosling) e Allie (Rachel McAdams, a patricinha malvada de MENINAS MALVADAS). O filme acerta em nos deixar torcendo pra que eles fiquem juntos e enfrentem todos os obstáculos. Joan Allen está brilhante sempre que aparece.

Diferente do pai, John Cassavetes, que foi o rei do cinema independente americano nos anos 70 com trabalhos mais sofisticados, Nick parece ter escolhido o caminho dos melodramas convencionais à moda antiga. Não há porque menosprezar seus filmes por isso, ainda que eles não sejam tão memoráveis.

P.S.: Vi o trailer de CELLULAR, novo trabalho de David R. Ellis, diretor de PREMONIÇÃO 2, e meu palpite é que é um ótimo filme. Ellis parece ser uma das grandes revelações dos últimos anos. O novo filme tem Kim Basinger, Jason Stathan, William H. Macy e Chris Evans e aparentemente muito suspense.

Nenhum comentário: