sexta-feira, agosto 27, 2004

BATER OU CORRER EM LONDRES (Shanghai Knights)



Provavelmente esse é o melhor filme que Jackie Chan fez nos EUA. Quer dizer, que ele fez nos EUA eu ainda considero ARREBENTANDO EM NOVA YORK (1995), mas como é uma produção de Hong Kong, aí não conta. Tomara que Jackie Chan consiga finalmente fazer filmes em Hollywood tão bons quanto as suas produções asiáticas.

Talvez BATER OU CORRER EM LONDRES (2003) seja tão bom porque o diretor do filme (David Dobkin) entregou a direção das cenas de luta ao próprio Chan, além, é claro, das coreografias. Vê-se nas cenas deletadas no DVD quantas lutas legais ainda ficaram de fora do filme, mas se não as tivessem cortado, o filme ficaria com quase duas horas e meia, algo um pouco estranho e até cansativo para uma comédia de pancadaria. Uma coisa que eu reparei foi que ver as lutas sem a irritante música original é muito mais empolgante.

Acho que esse filme só não é melhor em relação ao primeiro BATER OU CORRER (2000) no desenvolvimento da relação de amizade entre Chan e Owen Wilson. No primeiro, como eles estavam se conhecendo, as situações eram mais engraçadas. Porém, a continuação ganha nos demais aspectos. Principalmente no quesito 'lutas coreografadas'. Há até uma homenagem a "Singin' in the Rain" numa das lutas de rua. Interessante também a contextualização da Londres Vitoriana. Além da própria Rainha Vitória, aparecem também Jackie, o Estripador, Charles Chaplin e Arthur Conan Doyle. Alguns erros cronológicos devem ser perdoados.

O DVD traz cerca de meia hora de cenas deletadas, dois áudios de comentário(um do diretor e outro dos roteiristas) legendados em português, um pequeno making of e um clipe bacana, trazendo cenas do filme em preto e branco, ao som de música dos anos 20, para lembrar a influência que Jackie Chan recebeu das comédias mudas americanas.

Dobkin está finalizando outra comédia com Owen Wilson chamada THE WEDDING CRASHERS.

Nenhum comentário: