sexta-feira, julho 02, 2004

O COLOSSO DE RHODES (Il Colosso di Rodi)



Houve um tempo em que na Itália, além dos trabalhos dos quatro grandes diretores italianos (Fellini, Antonioni, Visconti e Pasolini) e de outros grandes como Bertollucci e Scola, uma indústria de filmes mais populares era fértil em trazer produções aparentemente menos pretensiosas. Foi naquele tempo (anos 50-70) que surgiram gigantes como Mario Bava e Dario Argento, no terreno do horror gótico italiano, e Sergio Leone, fazendo as melhores obras-primas do western spaghetti.

Mas tanto Bava quanto Leone chegaram a dirigir filmes do gênero "saiote e sandálias". Bava dirigiu um filme sobre Hércules e Leone fez esse O COLOSSO DE RHODES (1960), sobre lutas pelo poder na ilha de Rhodes, no momento em que foi construído o tal Colosso, considerado uma das sete maravilhas do mundo. A história se passa dias antes de um grande terremoto que destruiu o Colosso, a cidade inteira e matou centenas de pessoas.

O filme é prazeroso de se ver, tem direção de arte caprichada, ótimos diálogos (lembro que dias atrás eu questionei sobre a capacidade de Leone em elaborar grandes diálogos), além de uma interessante trama política. Só tenho a reclamar das cenas de luta, que poderiam ser mais violentas para que fossem convincentes, mas isso é totalmente perdoável porque nos filmes posteriores Leone iria abusar (no bom sentido) da crueldade e violência. A edição do DVD da ClassicLine está boa, mas em algumas cenas a imagem fica muito escura.

O filme é interessante principalmente pra quem já viu todos os outros trabalhos de Leone e tem curiosidade em conhecer esse seu primeiro título (o que é o meu caso). Comparando com os trabalhos seguintes, O COLOSSO DE RHODES é o seu filme menos brilhante, o que não tira o mérito da obra. No entanto, até mesmo o diretor não considerava esse filme um autêntico "filme de Sergio Leone". Ele dizia que fizera o filme apenas para pagar uma lua-de-mel na Espanha.

Nenhum comentário: