sexta-feira, julho 09, 2004

MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA (Girl with a Pearl Earring)



Desde sexta-feira passada que estava pra escrever sobre esse filme. Até que foi bom o tempo pra eu poder me informar de algumas coisas. Antes de tudo, eu achava que MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA era a história real de como o famoso quadro de Vermeer foi confeccionado (digo famoso, mas eu mesmo na minha ignorância, nem sabia de sua existência). Mas pesquisando sobre o filme na internet, soube que a história é ficcional e a personagem de Griet (Scarlett Johansson) nunca existiu. Grande parte dos estudiosos acreditam que a modelo para o quadro foi mesmo a filha do pintor.

Mesmo assim, a história do filme é muito interessante. O filme ganha pontos em expor de maneira bastante sutil o relacionamento entre Vermeer (Colin Firth) e a empregada Griet. Uma vez que você se acostuma com o andamento lento do filme, fica mais fácil apreciar o belo trabalho. A fotografia é bem bonita, lembrando pinturas, por conta das tonalidades de cores escolhidas. O diretor de fotografia é o português Eduardo Serra, mais conhecido pelo belo trabalho em CORPO FECHADO, de M. Night Shyamalan.

Os sentimentos de Griet por Vermeer são difíceis de entender, mas acredito que fica claro sua atração por ele. A cena da moça furando a orelha para colocar o brinco de pérola é mágica. É daquelas cenas em que a gente sente a platéia no cinema quase como se estivesse prendendo a respiração, tal o silêncio do momento.

Pesquisando na internet achei esse site que tem um estudo aprofundado do quadro. No site, o autor fala detalhadamente de diversos aspectos da obra, como por exemplo: quem era a garota, os detalhes do turbante e da pérola, interpretação do trabalho etc.

Abaixo, o quadro original para apreciação:

Nenhum comentário: