terça-feira, novembro 06, 2012

HASTA LA VISTA (VENHA COMO VOCÊ É) (Hasta la Vista!)



Atualmente o mar não está pra peixe para quem quer ver filmes no cinema em Fortaleza. A previsão para o próximo fim de semana é a de que o único filme a estrear será ARGO, de Ben Affleck. E que no dia 15, seis das 12 salas do UCI Iguatemi serão ocupadas por A SAGA CREPÚSCULO – AMANHECER – PARTE 2 – O FINAL. A única saída alternativa e, ainda assim, nem sempre com filmes de primeira linha, é o Cinema de Arte, que felizmente continua vivo, embora já tenha tido melhores tempos. Enquanto as salas do Cine Dragão do Mar continuarem fechadas para reforma, enfrentaremos esse drama.

Assim, embora o Cinema de Arte fique com o mesmo filme durante várias semanas, ao contrário de oferecer sempre boas novidades todas as semanas como era no passado, de vez em quando nos deparamos com filmes que nos surpreendem. É o caso de HASTA LA VISTA (VENHA COMO VOCÊ É) (2011), produção belga falada em sua maior parte em holandês, uma das três línguas oficiais do país.

O filme é tudo o que COLEGAS poderia ter sido e não conseguiu. Mostra três deficientes físicos que fogem de casa para tirarem sua virgindade em um bordel na Espanha, especializado em atender pessoas com necessidades especiais. No trio, há um cego, um paralítico com câncer terminal e um tetraplégico. A ideia de ir ao bordel, inclusive, parte deste último, que se vê revoltado com sua condição de desejar e não poder satisfazer aquilo que sente quando vê uma mulher que lhe agrada passando em sua frente. Lembrando que, ao contrário do que se pensa, o filme está mais para o registro cômico do que para o dramático.

Baseado em fatos reais, HASTA LA VISTA é desses filmes que vai conquistando o espectador aos poucos. Não tem nada de novidade no campo formal, mas tem uma narrativa muito gostosa de acompanhar e há um belo trabalho de condução dos personagens, incluindo também uma motorista de van, que é a pessoa que os levará até o tal bordel. Uma série de situações ocorre nesse road movie fora do comum e vemos também as dificuldades que eles enfrentam para tentar se virar sozinhos e sua necessidade de ter que contar sempre com o outro, mesmo que seja para fazer coisas simples como "ir ao banheiro".

Quando HASTA LA VISTA foi exibido, numa manhã de sábado em setembro, houve depois um debate com uma mãe de um rapaz com necessidades especiais. No caso, o filho dela, de 18 anos, tinha paralisia cerebral. Com inevitáveis choros por parte da mãe, a manhã foi um tanto triste, mas valiosa, no sentido de entendermos mais um pouco a vida de quem enfrenta esse tipo de situação e de valorizarmos o tanto que nos é oferecido e nem sempre nos damos conta disso.

Nenhum comentário: