quinta-feira, julho 21, 2011

7 HOMENS SEM DESTINO (7 Men from Now)



Diz a lenda que uma vez Sergio Leone encontrou Budd Boetticher e disse: "Budd, eu roubei tudo de você". E o duelo final de 7 HOMENS SEM DESTINO (1956) lembra mesmo uma versão encurtada e mais simplificada do duelo final de TRÊS HOMENS EM CONFLITO. O primeiro western que vejo de Boetticher já me deixou encantando. Fazia mesmo tempo que não via um bom western e tive a sorte de pegar um de primeira grandeza como este 7 HOMENS SEM DESTINO, que saiu em uma edição especial caprichada em dvd pela Paramount, depois que foi realizada uma restauração nos negativos e a imagem ficou linda novamente. Nem parece filme B. Talvez por ser produzido pela produtora de John Wayne, que era muito amigo da heroína do filme, Gail Russell.

O filme traz uma densidade na apresentação do herói trágico que faz lembrar os melhores trabalhos de John Ford. E Ford é o primeiro nome que vem à mente quando se vê 7 HOMENS SEM DESTINO. Porém, enquanto Ford utilizava cenários grandiosos ao fundo, Boetticher prefere a simplicidade e a objetividade em um filme de apenas 78 minutos. Enquanto Ford tinha John Wayne e Anthony Mann tinha James Stewart, o astro principal dos melhores filmes de Boetticher era Randolph Scott, um ator que tem um rosto de pedra, que talvez até tenha suas limitações, mas que se adequa perfeitamente ao tipo fechado, cujas angústias e traumas encontram-se escondidos aos olhos do espectador e que vão se revelando aos poucos, à medida que a sua história trágica vai sendo desvendada.

Sua missão é ir em busca de sete bandidos que roubaram vinte mil dólares em ouro de uma transportadora e mataram sua esposa. Ele carrega consigo uma imensa culpa e uma necessidade de vingança. Logo no início do filme, ele encontra dois desses homens. A cena é de uma beleza bruta, com o protagonista chegando num abrigo rochoso e encontrando dois dos bandidos tomando café. O detalhe é que Boetticher nunca mostra o herói atirando em seus inimigos. Só ouvimos os tiros ou o inimigo já caindo.

No caminho, o personagem de Scott encontra um casal de pioneiros que tem como missão chegar à Califórnia. Stride os ajuda a tirar a sua carroça da lama e os acompanha pelo caminho. O lugar é perigoso, tanto por ser povoado por bandidos quanto por índios. Ele logo se sente atraído pela mulher, talvez por lembrar um pouco a sua falecida esposa. Há uma reciprocidade de sentimentos e algumas cenas belíssimas envolvendo os dois. Curiosamente, o grande vilão do filme não está entre os sete homens caçados por Scott, mas na figura de Lee Marvin, que faz um personagem fácil de ganhar a simpatia da audiência, por mais mau caráter que seja.

O dvd traz comentários em áudio com legendas em português do historiador de cinema Jim Kitses, autor de "Horizons West", um livro que analisa os trabalhos de Anthony Mann, Budd Boetticher e Sam Peckinpah. Em geral, comentários em áudio de estudiosos são melhores do que de diretores, pois é como se estivéssemos lendo um bom livro. O dvd ainda conta com um documentário chamado "Budd Boetticher - Um Americano Genuíno", que nos apresenta um pouco mais desse cineasta tão bom, mas tão pouco conhecido do grande público. Legal ver Clint Eastwood e Quentin Tarantino juntos, falando sobre o filme.

E o que me deixou mais impressionado foi que tanto o historiador Jim Kitses quanto Peter Bogdanovich disseram que 7 HOMENS SEM DESTINO nem é o melhor filme de Boetticher. Os trabalhos seguintes, também em parceria com Randolph Scott - O RESGATE DE UM BANDOLEIRO (1957), AMANHECER SANGRENTO (1957), FIBRA DE HERÓIS (1958), O HOMEM QUE LUTA SÓ (1959) e CAVALGADA TRÁGICA (1960) - são tão bons ou até melhores!

Nenhum comentário: