quarta-feira, outubro 15, 2008

FEAR ITSELF - COMMUNITY



Mary Harron, diretora de EU MATEI ANDY WARHOL (1996) e PSICOPATA AMERICANO (2000), tem trabalhado pouco no cinema e tem sido vista dirigindo esporadicamente um ou outro episódio de algumas boas séries de televisão como THE NINE, THE L WORD, A SETE PALMOS, BIG LOVE e OZ. Provavelmente por causa de PSICOPATA AMERICANO no currículo, a diretora foi parar no elenco de diretores de FEAR ITSELF com COMMUNITY (2008), estrelado pelo "Superman" Brandon Routh.

A trama de COMMUNITY guarda algumas semelhanças com VAMPIROS DE ALMAS (e seus três remakes), entre outros filmes que mostram sociedades estranhas e que guardam segredos, como O HOMEM DE PALHA (e seu remake, O SACRIFÍCIO). Há também um clima perturbador à BEBÊ DE ROSEMARY. Afinal, por que a comunidade insiste tanto para que o casal engravide logo? Na trama, Routh e Shiri Appleby formam um jovem casal que deseja mudar de vida. Ela quer muito engravidar e não consegue. Ao saber de um condomínio localizado no subúrbio, ela fica logo interessada em recomeçar uma nova vida e persuade o marido, que faz o possível para agradá-la. Apesar de o lugar ser muito chique para os seus padrões, eles, estranhamente, são logo aceitos pela comunidade, que se comporta de maneira estranha e excessivamente simpática e calorosa para com os novos moradores. Aos poucos, eles vão percebendo que há algo de bizarro naquele aparente exemplo de perfeição em sociedade.

COMMUNITY poderia ser melhor, mas tem o mérito de prender a atenção e consegue em muitos momentos ser instigante, afinal, o espectador quer saber qual o mistério. Entretanto, o final, que se pretende chocante, não alcança o efeito provavelmente desejado. Depois desse episódio, fica faltando apenas mais um para ser visto, entre os que já foram exibidos na televisão americana. E aparentemente não se sabe quando a série vai retornar. Pelo menos, não consta no site www.tv.com a data de exibição do nono episódio. E falando em série de televisão, não é oficial ainda, mas acho que desisti de FRINGE. Os episódios estão muito ruins. Uma mistura mal feita de ARQUIVO X com LOST e HEROES. Bola fora de J.J. Abrams. Nisso, a gente vê que o sucesso de LOST se deve muito mais à dupla Lieber e Lindelof, que foram quem afinal assumiram a série, depois de sua partida.

Nenhum comentário: