sábado, maio 17, 2008

THE OFFICE - QUARTA TEMPORADA (The Office - Season Four)



Eis uma série que se beneficia mais de maratonas do que ter de esperar por cada episódio semanal. Ainda por cima com a longa pausa, causada pela greve dos roteiristas e que teve que, assim como várias outras séries, acabar antes do esperado. A quarta temporada de THE OFFICE (2007/2008) começou de maneira ambiciosa. Os primeiros episódios tiveram uma hora, cada, isto é, contando com os intervalos da tv americana. Esses episódios de "uma hora" provaram que a série funciona melhor mesmo no seu tamanho normal. Mesmo assim, um dos melhores episódios dessa temporada - "Money", exibido antes da greve - foi um desses especiais de uma hora. Nesse episódio, Michael percebe que está à beira da falência, chegando até a pedir dinheiro emprestado aos seus colegas de trabalho e fechando com o final mais belo da temporada, com Michael e Jan sentados num vagão de um trem.

Apesar desses momentos mais românticos, a quarta temporada apostou mais no humor, já que o que havia de mais interessante no quesito "relacionamentos", que era o caso de amor envolvendo Pam e Jim, já havia sido resolvido no final da temporada anterior. Assim, a aposta no humor rendeu alguns bons momentos típicos de THE OFFICE, desses de causar constrangimento. Agora, fica até difícil de falar de episódios vistos no ano passado, depois dessa longa pausa, já que minha memória não é de ferro, mas um dos momentos mais memoráveis dessa temporada foi, sem dúvida, o momento em que Jim se solidariza com a tristeza de Dwight, o puxa-saco do chefe, que ficou de coração partido quando sua namorada secreta, a contadora antipática Angela, o trocou por outro colega de sala, o novato Andy. Aliás, dos empregados da filial que o Jim trabalhou na temporada passada, Andy foi o único que ficou no elenco. Apesar disso, a quarta temporada reservou um episódio interessante onde Jim tem um encontro embaraçoso com a sua ex, Karen, agora gerente regional da Dunder Mifflin. Esse episódio, "Branch Wars", foi, inclusive, dirigido por Joss Whedon. Outro nome conhecido na direção que apareceu nessa temporada foi o de Jason Reitman (JUNO), que dirigiu um epísódio no qual a sede da empresa, administrada por Ryan, pede para que a filial de Michael produza um comercial.

O retorno da série depois do hiato, agora em abril, foi um pouco decepcionante, só melhorando mesmo no episódio final, "Goodbye, Toby", que, como o próprio nome diz, trata-se da despedida de Toby da filial. Toby é o cara do R.H., o grande desafeto de Michael, que fica tão feliz com o seu pedido de demissão que resolve fazer uma festa de despedida bem cara, pois o momento é de celebrar. Como substituto para Toby, ele deixa uma mulher que atrai a atenção de Michael e que pode render algumas situações divertidas na temporada vindoura. O gancho no final foi brusco, mas deve servir para manter a série viva e desenvolver algumas situações engraçadas. A presença forte, ainda que curta de Jan, que aparece bonita e com uma surpresinha para o Michael, também pode ser registrado como um dos pontos altos dessa season finale. Há também uma surpresa envolvendo o Ryan e deixando dúvidas se ele estará ou não presente no elenco da próxima temporada. Agora, não sei como farei quando começarem os novos episódios: se continuarei acompanhando semanalmente ou se deixarei para ver tudo de uma vez só.

Nenhum comentário: