segunda-feira, outubro 09, 2006

MENINA MÁ.COM (Hard Candy)



Estréia de David Slade na direção de longas-metragens, MENINA MÁ.COM (2005) é um suspense intimista: trabalha com planos fechados, muitos closes, poucos personagens e poucas locações. Muito da força do filme está nas interpretações de Ellen Page e Patrick Wilson. O filme começa com um chat. Um homem mais velho marca encontro com uma adolescente de 14 anos, depois de vários contatos anteriores. Durante o encontro, a menina se mostra bastante desinibida e até se oferece para ir à casa do sujeito, que trabalha como fotógrafo de modelos. Não dá pra contar mais nada sob o risco de estragar a trama pra quem ainda não viu o filme.

Mesmo assim, quem quer que tenha lido algum texto sobre o filme, já deve ter alguma idéia do que se trata. Quem odeia filmes de tortura, como O ALBERGUE, JOGOS MORTAIS ou WOLF CREEK, deve passar longe desse MENINA MÁ.COM. Não que o filme tenha cenas gore. Ao contrário, o forte do filme é a carga emocional, de tensão. Não há sangue. E suspeito que o filme deve perturbar mais os homens do que mulheres.

Pode-se até elogiar o filme por saber trabalhar com tensão e suspense utilizando poucos recursos, mas me pareceu covardia mexer com algo tão delicado quanto a virilidade do homem. Além do mais, o filme tem um moralismo meio doentio, já que a menina é uma espécie de anjo vingador. No entanto, em nenhum momento, eu tomei partido dela. Por mais que o sujeito tenha tido um passado negro, o filme o mostra como a vítima. Logo, eu estava torcendo pra que ele escapasse.

Ellen Page é a gracinha que fez a Kitty Pride em X-MEN: O CONFRONTO FINAL. Mas depois desse filme muita gente vai pensar duas vezes antes de levá-la para o seu apartamento. Já o diretor David Slade atualmente está filmando uma adaptação da graphic novel de vampiros 30 DIAS DE NOITE, de Steve Niles.

Nenhum comentário: