domingo, novembro 27, 2005

HOWARD HAWKS VERSUS BILLY WILDER

 

É até covardia fazer uma disputa dessas entre dois gigantes do cinema mundial. Cinema não é competição, mas se você tivesse que escolher entre Howard Hawks e Billy Wilder, quem você escolheria? Qual dos dois era mais genial? Olha, que Deus (Billy) não nos ouça, mas eu prefiro o Hawks. Bom, ao menos, levando em consideração essas duas adaptações da mesma peça de Ben Hecht e Charles MacArthur, o velho Hawks saiu-se bem melhor, ainda que a obra de Wilder seja mais cinematográfica, menos teatral. Essa peça - "The Front Page" - já foi filmada diversas vezes. A primeira foi em 1931, por Lewis Milestone; a segunda por Hawks; nos anos 40 ela foi levada à televisão por três vezes, sendo que numa dessas vezes, virou uma série de tv, uma sitcom. Em 1970, novamente adaptada para a tv. Até que em 1974, Billy Wilder, por alguma razão quis levar às telas novamente a história dos dois jornalistas que fazem a cobertura da execução de um homem. Abaixo, os dois brilhantes filmes.

JEJUM DE AMOR (His Girl Friday)

Depois de LEVADA DA BRECA (1938) e PARAÍSO INFERNAL (1939), Hawks conta novamente com a excelente performance de Cary Grant. Esse grande astro era capaz de fazer cenas cômicas como ninguém, além de também fazer papéis mais sombrios e dramáticos de maneira fenomenal. E o cara ainda tinha um charme que conquistava toda a mulherada. E olha que ele era gay! JEJUM DE AMOR (1940) é outro marco das screwball comedies. A impressão que se tem é que nos anos 30 tudo era mais rápido. Mais até do que nos dias de hoje. Eram tempos loucos. A principal modificação que Hawks fez na peça original foi substituir o personagem Hildy por uma mulher, a ótima Rosalind Russell. Assim o diretor pôde centrar mais a trama no relacionamento homem-mulher que tanto lhe é característico. Em seus filmes, os homens são impiedosos e cruéis e as mulheres são fortes e partem pra cima. Adoro isso. 

Os diálogos foram um marco para a época. Hawks utilizou muita sobreposição de diálogos. Que nesse filme são extremamente rápidos. Acho que eu me perderia totalmente se tentasse ver o filme sem legendas. Quanto ao humor, o filme tem muitos momentos engraçadíssimos, especialmente sempre que Grant tenta passar a perna no noivo de Rosalind Russell. 

Vi numa cópia em DVD da Columbia, mas JEJUM DE AMOR também pode ser encontrado em cópias da London e da Continental, mas acredito que sejam de qualidade inferior. 

A PRIMEIRA PÁGINA (The Front Page) 

Não sei se porque eu vi o filme de Wilder depois de ter visto o Hawks, mas o fato é que achei A PRIMEIRA PÁGINA (1974) inferior à comédia hawksiana. Porém, a seu favor, a obra de Wilder é mais cinematográfica. Não se passa totalmente em ambientes fechados e utiliza cenas de ação onde na peça existiam apenas relatos do que houve. O filme de Wilder dá maior importância ao drama do homem que vai ser executado, já que não há uma guerra dos sexos pesando sobre a trama. Destaque para a participação de Susan Sarandon, bem jovem e bonita. Ela faz o papel da noiva de Jack Lemmon, o jornalista que pretende abandonar a vida dura dos jornais para se casar e morar em outra cidade. Walter Matthau é o inescrupuloso chefe e parceiro de Lemmon, que tenta de tudo para manter o amigo na redação e acabar com o seu casamento. Pra variar, a química entre Lemmon e Matthau é excelente. Acho que eles eram mesmo grandes amigos na vida real. Gravado da Globo.

Nenhum comentário: