sábado, maio 14, 2005

VISÕES (Jian Gui 2 / The Eye 2)

 

Não é sempre que a gente vê entre as estréias da semana um filme de terror chinês. E em pleno circuito comercial. Até lembrei de quando passou por aqui A ESPINHA DO DIABO, de Guillermo del Toro, um filme de horror falado em espanhol no mesmo fim de semana de OS OUTROS. Não deixa de ser estranho isso, já que estamos acostumados a só receber as produções de Hollywood e - com sorte - ver os filmes dos outros países apenas em vídeo. A PlayArte, distribuidora de VISÕES (2004), teve a coragem de apostar no filme, vendo a popularização do terror oriental. Claro que vai muita gente assistir ao filme olhando apenas o cartaz, sem nem saber que se trata de um filme chinês. Mas torço pra que o filme faça sucesso e que venham mais dessa boa safra. 

A trama de VISÕES nada tem a ver com a do primeiro THE EYE. A não ser, é claro, pelo fato de a mulher ver os mortos. Mas a história e os personagens são totalmente diferentes. No primeiro filme, uma moça cega passa a ver os mortos depois de ter feito um transplante de córnea. Nesse segundo, uma moça grávida, a partir do momento que tenta o suicídio por se sentir rejeitada pelo rapaz por quem é apaixonada, passa a enxergar os mortos. 

Apesar de o primeiro filme dar mais sustos e arrepios, a trama desse segundo é muito melhor e mais original. O primeiro lembrava demais O SEXTO SENTIDO e ainda tinha uma cena no final que era parecida com a cena do acidente de PREMONIÇÃO 2. Achei muito interessante a adaptação da crença budista da reencarnação em um filme que mostra o perigo não apenas no sobrenatural, nos mortos, mas também no próprio mundo, na violência e na dor da realidade física. Como se pode ver na cena do estuprador ou no horror que é um parto complicado.

Os espíritos do filme dos Pang Brothers não são nem totalmente bons nem totalmente maus. São humanos que sofreram bastante quando vivos, mas que querem esquecer de tudo e voltar ao plano físico. Sobre o espírito ficar esperando na porta do útero para pegar a vaga da próxima encarnação, não sei se está totalmente de acordo com as crenças budistas ou com o que o espiritismo prega, mas me lembro de ter lido num livro da astróloga Linda Goodman, onde ela diz que o feto não possui ainda espírito, é apenas um projeto de gente esperando para ser preenchido. Achei bem interessante a idéia de os recém-nascidos serem geralmente familiares mortos, que querem permanecer ligados à família. Tudo a ver com o respeito que os orientais tem para com seus ancestrais.

P.S.: Vi alguns trailers legais antes do filme começar. O de GUERRA DOS MUNDOS, do Spielberg, é empolgante - aquele teaser inicial não mostrava muita coisa. Até o trailer de AMALDIÇOADOS, do Wes Craven, filme que está sendo malhado pra caramba, me empolgou. Pô, é um filme de lobisomem com a Christina Ricci!

Nenhum comentário: