segunda-feira, junho 23, 2003

NOVO DO JIM CARREY E OUTROS FILMES

No fim de semana, o saldo de filmes não foi dos melhores. Apenas um filme eu classificaria como ótimo (GALAXY QUEST); os outros, apenas bons ou razoáveis. Seguem os comentários.

TODO PODEROSO (Bruce Almighty)

A nova parceria Jim Carrey + Tom Shadyac tem resultado previsível. O filme é tão bom quanto O MENTIROSO, o filme anterior da dupla. Quer dizer, bom mesmo é quando Carrey se une aos irmãos Farrelly, mas será que isso um dia vai acontecer de novo?

TODO PODEROSO é engraçado, tem bons momentos, bom elenco (Jennifer Aniston, Morgan Freemna), algumas boas piadas, mas só é bom enquanto dura. Depois, a gente sai do cinema e esquece do filme. D qualquer maneira, não dá pra reclamar: era justamente isso que eu estava esperando.

O filme lembra o nossso DEUS É BRASILEIRO, que tem enredo semelhante, sobre um Deus que procura uma pessoa pra ficar no lugar dele durante um tempo. O filme do Diegues é melhor do que o do Shadyac, ainda que eu prefira Jim Carrey a Antonio Fagundes.

Do Tom Shadyac, gostei dos melodramas açucarados PATCH ADAMS e O MISTÉRIO DA LIBÉLULA. Gosto desses filmes que apelam para o choro fácil. Heheheh.

O MONSTRO (Il Mostro)

Peguei emprestado esse DVD da Manuela, do curso de inglês. Roberto Benigni é bom e tal, mas rir mesmo de dar gargalhada, isso ele não me provoca. Ainda assim, O MONSTRO (1994) é bem legal. Melhor do que O PEQUENO DIABO (1988) e inferior a A VIDA É BELA (1997). (Esses são os únicos filmes dele que eu vi.)

No filme, ele é um malandro que vive de enganar os outros por falta de grana. Por causa de um mal-entendido que só as comédias são capazes de criar, ele é confundido com o "monstro", um serial killer que está em atividade na cidade.

O filme melhora quando entra em cena a policial (a esposa de Benigni, Nicoletta Braschi) que deve seduzí-lo para que a polícia o pegue em flagrante. Com isso, ela faz de tudo, tira a roupa, põe a bunda na cara dele etc., tudo pra fazê-lo agir. Hehehe.

Enquanto isso, nada de PINOCCHIO chegar aqui no Brasil.

CAMINHOS VIOLENTOS (At Close Range)

Filme de 1986 de James Foley, que já dirigiu QUEM É ESSA GAROTA? (1987), O SEGREDO (1996), MEDO (1996), O CORRUPTOR (1999) entre outros. O filme traz no elenco um Sean Penn mais novo, mas já demonstrando o grande ator que iria se tornar e Christopher Walken, fazendo o pai de Penn. Também no elenco um magricelo Kiefer Sutherland. A história trágica fala do relacionamento de um jovem com o seu pai corrupto, ao mesmo tempo em que ele se envolve com uma garota. O filme é bom.

A música do filme é toda baseada na parte instrumental de "Live to Tell", bela canção de Madonna e Patrick Leonard. Foley parece que era amigo de Madonna e Sean Penn (namorados na época). Além de dirigi-la em QUEM É ESSA GAROTA?, ainda fez o clipe de "Papa Don't Preach". Vendo no IMDB, vi que ele também dirigiu um episódio de TWIN PEAKS da segunda temporada.

Gravado da TNT.

HERÓIS FORA DE ÓRBITA (Galaxy Quest)

O melhor filme do fim de semana foi essa comédia inteligente dirigida pelo desconhecido Dean Parisot. O filme deve ser melhor ainda pra quem é fã de STAR TREK. Conta a história de um grupo de atores de um antigo seriado de ficção científica que vive do passado, participando de encontro com nerds fanáticos. A confusão começa quando alienígenas de verdade pedem a ajuda do grupo, confundindo-os com verdadeiros tripulantes de naves espaciais.

O elenco é ótimo: Tim Allen, Sigourney Weaver, Alan Rickman e Sam Rockwell. Muito engraçados os aliens com caras de idiota. Heheheh.. Um filme que eu deveria ter visto antes.

Gravado da FOX.