sábado, janeiro 26, 2013

O RESGATE (Stolen)



Durante a sessão de O RESGATE (2012) uma coisa me incomodou muito: a qualidade da imagem na tela. Aquilo não era imagem de cinema, era imagem de DVD vagabundo comprado em camelô. Vi o prelúdio e  saí para informar o problema para a moça lá do cinema, que disse que ia reportar o caso para o projecionista. Acontece que o filme continuou do mesmo jeito até o final da sessão. Imaginei que fosse cópia muito ruim, mas nunca tinha visto nada parecido antes. A California Filmes pode até não ser tão boa em lançamentos em DVD, mas nunca ficou devendo no quesito cinema.

Ao fim da sessão, fui falar novamente com o pessoal do cinema, que me recomendou falar com o gerente. Fui até o gerente, que ligou para o projecionista reportando o caso: imagem escura e sem nitidez. Ele já tinha percebido o problema: era uma lâmpada que tinha queimado. O gerente assinou o ingresso que eu tinha na mão, reembolsando-me. Mas o que mais me deixa incomodado é o fato de ninguém, entre os tantos que estavam presentes na sessão, se importar com aquela imagem que mais parecia formato RMVB.

Dito isto, a minha relação com o filme já fica comprometida. Afinal, por mais que eu reconhecesse que não se tratava de nenhuma obra-prima do cinema de ação, eu poderia ter curtido a sessão. Como isso não aconteceu, vou também maltratar um pouquinho mais um trabalho de Nicolas Cage, que continua com sua mania de fazer filmes quase sempre com diretores de segunda linha e em ritmo industrial. Há exceções, como na vez em que trabalhou com Werner Herzog (VÍCIO FRENÉTICO, de 2009), ou mesmo PRESSÁGIO, do mesmo ano, que é um filme que eu não tenho vergonha de dizer que gosto bastante.

O RESGATE é a segunda parceria de Cage com Simon West. A primeira foi CON AIR – A ROTA DA FUGA (1997), a estreia do diretor. De West, não se pode esperar muito. Basta ver um filme como O ÚLTIMO DESAFIO, de Jee-woon Kim, atualmente em cartaz, para ver o que é um bom trabalho de direção em filmes de ação, com estilo e vigor. Já West filma com desleixo, até cortando a cabeça dos atores nos enquadramentos. Porém, uma vez que se queira ver um filme sem muito compromisso, O RESGATE é movimentado o bastante para entreter.

Na trama, Nicolas Cage é um dos maiores assaltantes de banco dos Estados Unidos. Certo dia, um assalto dá errado e ele vai preso. Passa oito anos na cadeia e não dedura seus companheiros. Um deles (Josh Lucas), no entanto, por ter levado um tiro na perna, ficou muito perturbado e preparou uma vingança para o agora arrependido ladrão: sequestra a sua filha e pede o dinheiro que o personagem de Cage diz ter queimado para não ser pego em flagrante pela polícia. A intenção do filme é, claramente, criar uma tensão diante da situação, mas West não consegue isso. No máximo, ele entretém a plateia. Pedir mais do filme pode causar frustração.

Nenhum comentário: