domingo, outubro 09, 2011

DESAJUSTADOS – PRIMEIRA TEMPORADA (Misftis – Series 1)



Por mais que eu goste de super-heróis – ou de pessoas com super-poderes -, ainda continuo achando que o melhor lugar para eles são os quadrinhos. O cinema e a televisão ainda estão procurando meios de tornarem os heróis tão fascinantes como em seu "habitat natural". Nesse sentido, podemos dizer que a série inglesa MISFITS (DESAJUSTADOS foi o título dado pelo canal Multishow) é, no mínimo, tudo o que HEROES quis ser e não conseguiu, com toda aquela palhaçada que parecia não ter fim. Aliás, MISFITS chuta a bunda de HEROES sem esforço algum.

A série tem temporadas curtas (de seis episódios de cerca de uma hora), uma excelente agilidade narrativa, personagens interessantes e é até ousada na apresentação de sexo e violência. Difícil não reconhecer suas qualidades. Uma das personagens, por exemplo, ganha o poder de se tornar irresistível sexualmente, bastando um simples toque para que a outra pessoa fique em uma espécie de transe "taradístico".

E a série não procurar complicar a origem dos poderes do grupo de jovens, condenados a praticar serviços à comunidade por algum delito que fizeram no passado. Eles ganham os estranhos poderes a partir de uma tempestade de raios. Assim, um deles pode se tornar invisível, outro tem a capacidade de prever o futuro e alterar os acontecimentos, outra pode ler pensamentos etc.

Cada episódio centra a atenção em um dos cinco, mas nunca sem esquecer dos demais. Até poderia dizer que é uma série que eu abandonaria na primeira temporada (2009), mas eles fizeram o favor de elaborar um episódio tão bom e um gancho tão forte e bonito que fica até difícil deixar a série de lado.

Agradecimentos ao amigo Zezão pelos episódios e pela indicação.