domingo, outubro 23, 2011

ATIVIDADE PARANORMAL 3 (Paranormal Activity 3)



Eis uma franquia que tem conseguido manter a qualidade e até se superando a cada filme, apesar de o tom de novidade não estar mais presente. Daí o valor deste ATIVIDADE PARANORMAL 3 (2011), que consegue dar um sopro novo de vida numa série que parecia destinada à queda livre. Ao buscar uma história se passando nos anos 1980, a partir de fitas VHS, o filme funciona até mesmo para quem não viu as produções anteriores. E, embora ofereça algumas respostas para pontas soltas, pode muito bem ser visto como uma obra independente.

Depois do primeiro susto que o filme dá na plateia, a descarga de adrenalina fica suspensa no ar até o final da sessão. A experiência do medo fica presente, graças a ideias criativas dos roteiristas, como a câmera acoplada na base de um ventilador que faz um movimento de 180 graus que mostra da porta da sala até a cozinha da casa. Isso já provoca uma grande expectativa de que algo muito assustador está para acontecer a qualquer momento em nossa frente.

Aí está o trunfo do falso documentário, subgênero que tem sido tão utilizado que tem até se desgastado. Mas ainda assim, quando bem utilizado, pode provocar grandes estragos. No melhor sentido do termo. O fato de a trama centrar na garotinha que tem um amigo imaginário aumenta o clima de tensão. O padrasto que põe câmeras na casa e a mãe que acha tudo uma bobagem são reprises dos filmes anteriores, mas renovados e repaginados.

Curiosamente, a cena do trailer não aparece no filme, mas uma variação dela, também lidando com a brincadeira da Bloody Mary, mas nada nos deixa preparados para sua diabólica conclusão.

Nenhum comentário: