domingo, outubro 16, 2011

INCERTEZAS (Uncertainty)



Atraído pelo tema das escolhas que se faz na vida, lá fui eu conferir este pequeno filme lançado recentemente em dvd no Brasil. INCERTEZAS (2009) é uma produção independente que é ao mesmo tempo um drama intimista e um thriller. Quer dizer, não ao mesmo tempo, mas em esquema de revezamento. O filme começa com um casal tomando uma decisão utilizando uma moeda. Um deles parte para o Brooklyn, outro para Manhattan. O casal é vivido por Lynn Collins (linda!) e Joseph Gordon-Levitt.

A partir dessa decisão, o filme toma dois rumos. Aliás, se transforma em praticamente dois filmes, embora os personagens sejam os mesmos. Em uma das histórias, eles encontram um celular perdido no banco traseiro de um taxi e resolvem devolver, eles mesmos, ao dono. O que eles não esperavam é que o tal celular teria um valor tremendo para pelo menos duas pessoas bem perigosas e ameaçadoras. Na outra história, o jovem casal vai para a casa da mãe da moça, quando eles são recebidos para um almoço em família.

Naturalmente, diante de um filme de natureza tão esquizofrênica, uma parte vai se sobressair mais do que a outra, por mais que ambas as partes tenham seus bons momentos. Ainda assim, é o thriller que acaba se tornando mais interessante, embora, no final, perca um pouco de força para o drama, especialmente quando a impressão de que nada está acontecendo se desfaz. No fim, o que mais encanta mesmo é a beleza de Lynn Collins, que me pareceu familiar, mas eu não sabia de onde eu a tinha visto. Era do filme do Wolverine e da série TRUE BLOOD. Ela foi uma das belas namoradas de Jason. Os diretores, Scott McGehee e David Siegel, já tinham dois ótimos filmes no currículo: o drama PALAVRAS DE AMOR (2005) e o suspense ATÉ O FIM (2001).

Nenhum comentário: