quarta-feira, outubro 12, 2011

CONTRA O TEMPO (Source Code)



Afortunados os tempos em que não havia essa proliferação de cópias de filmes dublados nos cinemas. Tem um shopping perto de minha casa cujos filmes exibidos atualmente são todos dublados. Por isso mesmo, há vários meses eu não o frequentava. A única exceção para mim seriam os filmes nacionais, como é o caso de O FILME DOS ESPÍRITOS, que cheguei para assistir neste feriado do "Dia das Crianças". Mas, quando cheguei aqui, mesmo com vários minutos de antecedência, não consegui comprar ingresso a tempo para a sessão que queria. Resultado: resolvi ficar para a próxima sessão, comer alguma coisa como substituição do almoço e aproveitar o tempo para atualizar o blog em uma lan house. Na internet, o tempo sempre passa muito rápido. Falemos então de CONTRA O TEMPO (2011), mais uma mistura de ficção científica com história de amor, a exemplo de OS AGENTES DO DESTINO, exibido há poucos meses.

Ambos são filmes inteligentes e interessantes que trazem tanto protagonistas simpáticos com quem possamos nos identificar quanto belas e encantadoras mulheres como objeto de desejo dos homens/espectadores. Aliás, mais do que objeto de desejo, uma obsessão, no melhor sentido que essa palavra possa ter. No caso de CONTRA O TEMPO, o protagonista é Jake Gyllenhaal e a bela moça é Michelle Monaghan. O filme já começa com ele acordando desorientado num trem, de frente pra ela. Ela o chama por outro nome que não o dele, alguns pequenos detalhes acontecem e em questão de minutos o trem explode. Ele acorda numa espécie de cápsula e é orientado por uma mulher num monitor (Vera Farmiga) a retornar ao mesmo lugar para descobrir quem é o terrorista, dentro do pouco tempo de oito minutos que lhe é dado.

A semelhança com o belo O FEITIÇO DO TEMPO vem à tona, embora o novo filme perca bastante na comparação. A repetição das situações, dos diversos retornos do personagem à cena e as suas tentivas de aproveitar o tempo o máximo possível tanto podem cansar quanto tornar o filme interessante. No meu caso, o filme não chegou a me entusiasmar tanto, nem a relação do casal, até por ser rápida demais, me comoveu em momento algum. O forte do filme são os momentos de tensão, mas mesmo esses momentos não são suficientemente eletrizantes. No fim das contas, o filme me pareceu apenas mediano, aquém de minhas expectativas.

Nenhum comentário: