domingo, setembro 18, 2011

SEIS CURTAS DA MOSTRA "FEMININO PLURAL"



Uma pena que uma mostra tão boa quanto esta "Feminino Plural" esteja passando em branco, sem repercussão na mídia e sem interesse por parte do público. Eu achava que pelo fato de a sessão ser gratuita, a sala estaria cheia, mas assisti os curtas na companhia de uns poucos gatos pingados. Que acredito que apreciaram bastante a seleção, que tem colocado em geral filmes premiados em festivais nacionais e internacionais e que trazem a mulher como foco. Comento abaixo um pouco de cada um dos curtas-metragens vistos nesta noite de domingo.

JOYCE

Filme que se beneficia bastante do som ambiente e do carisma das duas meninas que o protagonizam. As locações, numa favela e numa casa de shows que privilegiam a música baiana, acabam dando ao filme um jeitão mundo cão, mas sem nunca perder a sensibilidade. É um filme cuja delicadeza remete ao primeiro amor de uma garotinha. Direção de Caroline Leone. 14', 2006.

TERESA

O meu favorito da mostra, TERESA (foto, acima) nos apresenta a personagem-título, uma mulher que chega com muito pouco dinheiro a São Paulo em busca do noivo e acaba se vendo sozinha. O relacionamento dela com outra mulher solitária, a dona de um quiosque na rodoviária, dá uma dimensão humana às personagens. O filme, mesmo tendo uma curta duração, consegue emocionar como se já conhecêssemos a personagem há muito tempo. Direção de Paula Szutan e Renata Terra Cunha. 18', 2009.

SEXO E CLAUSTRO

Documentário que funciona como filme-denúncia, SEXO E CLAUSTRO intercala imagens de santos da Igreja Católica com o relato impactante de uma mulher mexicana que teve que comer o pão que o diabo amassou durante seu período como freira numa igreja e que, devido a sua preferência por mulheres, teve que frequentar um psicólogo para que fosse "curada". E isso é só um pouco do muito que conta essa mulher. Direção de Claudia Priscilla. 13', 2005.

SISTEMA INTERNO

Interessante curta que tem a originalidade de ser contado todo através de câmeras de segurança. Ao final, quando vemos a protagonista em sua casa, o filme reserva uma surpresa. Um trabalho que mostra o quanto estamos, cada vez mais, expostos a perder a nossa intimidade. Direção de Carolina Durão. 17', 2007.

ESTAÇÃO

Talvez seja o menos interessante dos seis filmes, mas o domínio narrativo da diretora demonstra que mais um pouco e este ESTAÇÃO daria um bom longa-metragem. Fala de uma moça que tem o sonho de ser atriz e que vive por alguns dias na Rodoviária do Tietê. Direção de Marcia Faria. 15', 2010.

SWEET KAROLYNNE

Exemplo de documentário que deve muito à personagem, no caso uma garotinha paraibana e seu amor por um galo. A menina é uma graça e o fato de ter uma família que oferece shows – seu pai faz cover do Elvis Presley – torna tudo ainda mais interessante. Não deixa de ser inteligente da parte da diretora ter conseguido fazer algo bom com tão poucos recursos. Direção de Ana Bárbara Ramos. 15', 2009.

A Mostra "Feminino Plural" está em exibição nas cidades de São Paulo, Fortaleza, Salvador e João Pessoa.

Nenhum comentário: