sexta-feira, agosto 05, 2011

FAMÍLIA SOPRANO – A QUARTA TEMPORADA COMPLETA (The Sopranos – The Complete Fourth Season)



Se não é tão empolgante quanto a temporada anterior, a quarta temporada de FAMÍLIA SOPRANO (2002) traz um dos melhores episódios de toda a série. Trata-se de "Whoever did this", em que um personagem importante sai de cena de maneira surpreendente, para não dizer chocante. Na quarta temporada, também podemos ver a evolução do filho de Tony Soprano, Anthony Jr., que cada vez mais se aproxima do pai em comportamento. Como as temporadas têm um ano de intervalo, os filhos de Tony, Anthony e Meadow, crescem a olhos vistos. Meadow torna-se cada vez mais bela e mais independente da família. O que de certa forma é ruim, pois sua participação diminui.

A quarta temporada também mostra o cerco aumentando em torno dos negócios escusos dos Sopranos, com a polícia dessa vez pegando Adriana para ser uma espécie de espiã. Acompanhamos o seu processo de raiva, medo e paranoia diante da situação. Afinal, todos temem Tony, por mais que ele pareça um sujeito simpático. Aliás, como não gostar de Tony, até mesmo quando ele pratica os atos mais brutais? Sei que o próprio cinema tem um histórico forte de mafiosos carismáticos desde os tempos de James Cagney, passando pelo Al Pacino de O PODEROSO CHEFÃO, mas FAMÍLIA SOPRANO traz a figura do chefão mais próxima da audiência, ao vermos também suas fragilidades contadas diante de uma psicanalista, ainda que saibamos que ele omite uma série de fatos a ela.

A quarta temporada também marcou a crise no relacionamento de Tony com Carmela, que se apaixona pelo guarda-costas de Tony, o italiano Furyo. Ao mesmo tempo, Tony continua seu envolvimento com outras mulheres, sem ter o menor sentimento de culpa quanto a isso. A não ser, claro, quando uma de suas ex-amantes comete suicídio. O episódio que lida com esse problema, "Everybody hurts", é o que mais aprofunda as questões de culpa e tentativa de compensar o pecado. Ainda assim, diria que, pelo menos até o momento, FAMÍLIA SOPRANO não é uma série que necessariamente se aprofunde nas questões católicas.

No mais, FAMÍLIA SOPRANO, mesmo numa temporada mais irregular como esta, permanece sendo um exemplo de excelência em dramaturgia na televisão e que deixa muitos filmes do gênero para trás. Até porque não se fazem mais muitos filmes sobre a máfia ultimamente. A impressão que se tem é que a maioria dos diretores tem medo das comparações com Coppola, Scorsese, Ferrara e agora com FAMÍLIA SOPRANO.

Nenhum comentário: