segunda-feira, agosto 08, 2011

QUERO MATAR MEU CHEFE (Horrible Bosses)



Mais uma comédia desbocada e sexualmente ousada chega para engrossar a safra de comédias adultas americanas. QUERO MATAR MEU CHEFE (2011), de Seth Gordon, não chega a ir tão longe nas ousadias como PASSE LIVRE, dos irmãos Farrelly, ou SE BEBER, NÃO CASE II, de Todd Phillips, para citar os exemplos de 2011. Não há, por exemplo, cenas de nudez no filme, mas isso é compensado com a oportunidade de ver Jennifer Aniston, mais sexy no que nunca e no seu habitat natural, a comédia, falando coisas que não se esperaria de uma atriz como ela, estilo "dirty talk" . E Jennifer de cabelo preto ficou melhor ainda.

Ela é um dos três chefes que são alvo de três empregados extremamente insatisfeitos que, a exemplo de PACTO SINISTRO, de Alfred Hitchcock, resolvem trocar os assassinatos, e cada um se livrar do chefe do outro, sob a "supervisão" de um sujeito que se autodenomina "Motherfucker" Jones (Jamie Foxx). Aliás, a cada vez que é pronunciado o nome dele, é motivo de risos no cinema. Pena que a tradução para o português nas legendas ("Ferra-Mãe") seja tão infeliz. O divertido no filme é que os três protagonistas (Jason Bateman, Jason Sudeikis e Charlie Day) são bastante trapalhões e o roteiro do filme, ainda que um pouco trôpego, ajuda, construindo situações engraçadas, como a cocaína no apartamento, os assédios sexuais de Jennifer Aniston, o corte de pessoal do chefe politicamente incorreto Colin Farrell.

Aliás, a produção do filme pode se dar ao luxo de ter Farrell como um coadjuvante quase irreconhecível, Donald Sutherland numa participação pequena e Kevin Spacey como o mais odioso dos chefes, além dos já citados astros. QUERO MATAR MEU CHEFE é uma comédia despretensiosa que deve ficar mais forte na mente dos espectadores graças a Jennifer Aniston e Kevin Spacey, que são os dois que definitivamente roubam a cena, cada um com suas próprias armas. E também, claro, por Jamie Foxx, o Motherfucker Jones, mesmo que num papel pequeno. Foxx parece estar retornando à comédia, gênero que o revelou para o mundo e do qual ele esteve afastado por uns tempos em busca de uma carreira como ator sério. Agora que não precisa provar mais nada pra ninguém, já pode relaxar.

Nenhum comentário: