quinta-feira, agosto 12, 2010

ONDA NOVA



Segundo filme da trilogia de José Antonio Garcia e Ícaro Martins, ONDA NOVA (1983) destoa bastante de seu antecessor, o ótimo O OLHO MÁGICO DO AMOR (1981). Mas há vários elementos em comum, sendo o principal deles a presença sempre luminosa de Carla Camurati, que também estaria presente no trabalho seguinte, A ESTRELA NUA (1984). O outro elemento que não podia faltar neste trabalho é o sexo, aqui visto de maneira muito mais forte e libertária. Há sexo hetero, lésbico e homossexual.

ONDA NOVA tem um espírito de alegria que já começa pelas cores, vibrantes e fortes, como as de um filme de Pedro Almodóvar. Inclusive, o jeitão "new wave", faz lembrar bastante os primeiros trabalhos do cineasta espanhol. Os cortes de cabelo, as roupas, o comportamento pré-AIDS. Tudo é uma festa. Que começa com os créditos de abertura econômicos mas interessantes, com Camuratti e Cristina Mutarelli segurando lençóis pixados com os nomes dos integrantes do elenco e da equipe do filme.

Diferente de O OLHO MÁGICO DO AMOR, que tinha uma trama centrada num único protagonista, ONDA NOVA possui diversas minitramas e vários personagens, o que muitas vezes passa a impressão de que não há uma unidade narrativa. Ainda assim, é Carla Camuratti quem mais se destaca entre todos. Não apenas pela beleza e gostosura, mas porque ela é o elo de ligação para as outras.

O enredo, se é que dá pra chamar assim, envolve um grupo de meninas que jogam futebol, um esporte que na época ainda era encarado como exclusivamente masculino. Mas, embora algumas cenas diurnas e no campo de futebol passem uma alegria de viver que aquece o coração, é à noite que as coisas acontecem pra valer e quando o filme fica mais interessante. As cenas de sexo são em sua maioria durante a noite e há uma ousadia animadora nelas. Até o jogador Casagrande, que já havia feito uma ponta em O OLHO MÁGICO DO AMOR, participa de uma dessas cenas com uma das meninas. Outro nome famoso que aparece no filme é Caetano Veloso, interpretando a si mesmo, dentro de um táxi, dando uns amassos numa garota.

Tantas subtramas e uma vontade de deixar tudo ao sabor do vento dá ao filme um ar jazzístico, de improviso, sem muita preocupação com a coesão entra as cenas. E sabe o que mais eu achei interessante? Em duas vezes a personagem de Camurati pergunta: você conhece Walter Hugo Khouri? O elenco conta com, além das já citadas Camurati e Mutarelli, Cida Moreira, Vera Zimmerman, Tânia Alves, Patrício Bisso, Regina Cazé e Ênio Gonçalves.

Agradecimentos a Adilson Marcelino pela cópia.

Nenhum comentário: