quarta-feira, agosto 25, 2010

A EPIDEMIA (The Crazies)



Radha Mitchell dá sorte quando faz filmes de horror. Não que ela seja uma espécie de scream queen. Sua carreira é bastante diversificada, até. Mas lembro do quanto gostei de TERROR EM SILENT HILL e MORTE SÚBITA e de como ela esteve bem em ambos. E que bom que ela está neste feliz remake de EXÉRCITO DO EXTERMÍNIO (1973), de George A. Romero, fazendo o papel de uma médica casada com o xerife da cidade. Será que vão jogar pedra em mim se eu disser que gostei mais deste novo filme do que do original? Sem querer tirar o mérito do cultuado filme do pai dos zumbis modernos, o novo trabalho tem bem mais momentos apavorantes, talvez porque os filmes de horror de Romero sejam bem atípicos, enquanto um diretor sem muita personalidade como Breck Eisner faz com competência aquilo que se espera de um bom filme do gênero.

Uma das características dos filmes de horror, ou pelo menos da maioria deles, é que sempre no começo as coisas estão muito bem na vida das pessoas. A vida parece quase perfeita. No caso de A EPIDEMIA (2010), esse bem estar dura muito pouco. Logo que o filme começa, a imagem de um grupo de pessoas assistindo crianças jogando beisebol num dia de sol é brutalmente interrompida pela aparição de um homem com uma espingarda na mão e um olhar demoníaco no semblante. Para o xerife da cidade, vivido por Timothy Olyphant (de A TRILHA), não resta outra alternativa a não ser atirar no sujeito. Para uma cidadezinha onde todo mundo se conhece, a morte de um homem nessas circunstâncias não deixa de ser uma tragédia. Mas isso não é nada diante do que estaria por vir. E a contaminação que tomará a cidade será tão aterrorizante para seus habitantes quanto a violenta intervenção militar, tentando conter o vírus ou bactéria. Nisso, o filme até lembra um pouco VÍRUS, de Àlex e David Pastor, visto recentemente nos cinemas. Mas com a diferença que vemos o início do processo de contaminação.

O diretor Breck Eisner ainda não tem muita coisa interessante no currículo. No território do terror, até então sua maior contribuição havia sido o episódio THE SACRIFICE (2008) para a fracassada série/antologia FEAR ITSELF. Pode-se dizer que seu filme é um dos melhores da série, o que não quer dizer muito, já que a série teve muitos episódios fracos. Mas A EPIDEMIA reacende a esperança de que Eisner se torne um dos nomes importantes do gênero. Até porque já surgiu uma notícia de que ele dirigirá um filme de Drácula versus Jack, o Estripador (!). Fora isso, seu nome está envolvido com remakes de THE BROOD, FLASH GORDON e FUGA DE NOVA YORK. Quer dizer, se a onda das refilmagens veio para ficar e se já vimos alguns exemplares bem interessantes pipocando aqui e ali, não custa torcer pelo sucesso desses projetos.

Nenhum comentário: