segunda-feira, agosto 25, 2008

O PROCURADO (Wanted)



Melhor do que o esperado, mas ainda assim faltando um pouco para ser considerado um bom filme de ação e aventura, O PROCURADO (2008), estréia do cineasta russo Timur Bekmambetov nos Estados Unidos, até que pode ser visto como um relativo sucesso. A adição de Bekmambetov em Hollywood talvez tenha sido um bom negócio para os executivos. Pelo menos ele se encaixa bem ao perfil e tem um estilo de direção que pode fazer alguma diferença. Apesar de algumas semelhanças com Michael Bay, o diretor consegue orquestrar cenas de ação melhores que as usadas nas picotagens habituais de Bay. Bekmambetov pelo menos não engana o espectador nas cenas de ação, que são mostradas em sua completude e não com aquela edição de videoclipe. Trata-se de um diretor de filmes que fizeram um enorme sucesso de bilheteria em seu país de origem (a Rússia), mas que costumam ser execrados pela crítica. Seus trabalhos mais conhecidos e lançados no Brasil são GUARDIÕES DA NOITE (2004) e GUARDIÕES DO DIA (2006). Confesso que devido a tantas críticas ruins a esses filmes e ao fato de que seus respectivos trailers não terem me atraído em nada, O PROCURADO é o primeiro filme do russo que vejo. E isso por razões diversas, como a origem da adaptação e a presença de cena de Angelina Jolie.

No que se refere à origem, O PROCURADO é adaptação de uma mini-série em quadrinhos de Mark Millar e J.G. Jones – que têm seus nomes homenageados numa seqüência do filme. Dizem que o filme guarda pouca semelhança com os quadrinhos. O que não chega a ser nenhum demérito se o diretor conseguir fazer um bom trabalho. Na verdade, a primeira coisa que o filme me lembrou foi da série ALIAS, de J.J. Abrams. O personagem de Morgan Freeman, Sloan, guarda semelhanças com o maquiavélico chefe de Sydney, da série, que inclusive também se chama Sloane – uma letra de diferença. Mark Millar é um dos mais importantes roteiristas de histórias em quadrinhos da atualidade. Talvez no quesito ação poucos consigam se igualar a ele hoje.

Na trama, James McAvoy é um sujeito que trabalha num escritório de contabilidade e que sofre de baixa auto-estima e ataques de pânico. Ele se acha um "Zé ninguém" quando, ao pesquisar por seu nome no Google, não encontra nada. Sua vida muda quando, numa farmácia, uma mulher (Jolie) diz ter conhecido seu pai, que ele acabou de morrer e que ele estaria prestes a morrer também, já que o assassino está ali, prestes a executá-lo. Depois de quase morrer do coração numa movimentada seqüência de perseguição nas ruas, o protagonista conhece a fraternidade milenar de assassinos que têm como lema "mate um, salve mil" e que recebem ordens de quem será o próximo alvo através de uma curiosa máquina de tear que gera um código, o chamado "Tear do Destino".

Angelina Jolie está bem sensual no filme. E o fato de ela falar pouco e só o necessário torna-a ainda mais misteriosa e atraente. A seqüência da atriz deslizando elegantemente sobre um trem atravessando um túnel é um exemplo disso. Há outra seqüência, dela saindo de uma banheira capaz de curar as feridas em tempo recorde, que também pode mexer com o coração dos marmanjos. Mas como é comum em filmes de ação, O PROCURADO cai bastante no final, quando vai se tornando mais parecido com os filmes de ação genéricos produzidos em Hollywood. Ainda assim, trata-se de entretenimento razoável e com um final que, ainda que sem a mínima sensibilidade, faz um questionamento direto para o espectador, que pode soar ridículo para alguns, desnecessário para outros, mas que pode surtir algum efeito para boa parte do público.

P.S.: Tive a oportunidade e o prazer de rever, nesse final de semana, FALSA LOURA, de Carlos Reichenbach. Dessa vez, com tranqüilidade, com ar condicionado e sistema de som melhores, lá do Espaço Unibanco, e sem interrupções para atender a celular. E o filme cresceu ainda mais em meu conceito. Agora, é impressão minha ou o corte da versão comercial está ligeiramente diferente da cópia apresentada nos festivais? Curiosamente, o filme também estreou no mesmo fim de semana em Natal e em Porto Alegre.

Nenhum comentário: