quarta-feira, outubro 11, 2006

A SETE PALMOS - A QUARTA TEMPORADA COMPLETA (Six Feet Under - The Complete Fourth Season)



A quarta temporada de A SETE PALMOS (2004) já começa arrebentando. A terceira temporada tinha terminado com a revelação da morte de Lisa (Lili Taylor), a esposa de Nate (Peter Krause) que havia desaparecido nos episódios finais. O primeiro episódio foca a atenção no impacto que a morte dela causou em Nate e naqueles que estão ao seu redor. Um dos momentos mais memoráveis é aquele em que Nate e David (Michael C. Hall) vão até o necrotério pegar o cadáver de Lisa, que já está num estado difícil de identificar. O final do episódio, com Nate enterrando a esposa no deserto de Mojave, próximo a uma joshua tree, é de arrepiar.

Apesar desse começo tão impactante, até que essa temporada foi um pouco mais tranqüila de emoções do que a anterior. Exceto, claro, com o que acontece com David no episódio "That's My Dog". Esse é um episódio atípico da série. Parece um filme de suspense, desses de dar taquicardia e falta de ar. E isso acaba funcionando mais forte na gente já que o personagem é nosso conhecido de vários anos. Não é um personagem que a gente acabou de conhecer, de poucos minutos. Aliás, esse é um dos grandes trunfos das séries em relação aos filmes. Estabelece-se uma aproximação maior entre o personagem e o espectador. Claro que vai depender também de um bom roteirista, um bom diretor e um bom elenco por trás. Pois bem, no citado episódio, David sofre abusos de um louco a quem ele oferece carona. Se eu não me engano, a meia hora final é dedicada somente ao que acontece com David e o maníaco.

"Parallel Play" é um dos meus favoritos. É o episódio que termina com a família Fisher ao redor de uma fogueira ao som de "Lucky", do Radiohead. Acho esse final sensacional, não só pela bela canção escolhida, mas por significar talvez a morte e o renascimento de uma etapa da vida daquelas pessoas. Pelo menos, é essa a sensação que fica quando o episódio acaba.

Quem ganha maior visibilidade nessa temporada é Federico (Freddy Rodriguez), que começa a trair a esposa (Justina Machado) com uma stripper de boate. Por mais que no começo as coisas sejam boas, as conseqüências serão amargas para o rapaz. Talvez por causa da fragilidade do personagem, é nessa temporada que simpatizei mais com o Rico. Enquanto isso, George (James Cromwell), o novo marido de Ruth (Frances Conroy) vai se mostrando um homem misterioso e difícil de decifrar.

Tem um momento que A SETE PALMOS quase se transforma de vez numa série GLS. É quando Claire (Lauren Ambrose) tem um relacionamento homossexual com uma loirinha linda, lésbica assumida. Não deixa de ser muito excitante ver as duas se beijando. Nessa temporada, Claire tem uma recaída e começa a experimentar todo tipo de droga. Brenda (Rachel Griffith) também tem uma recaída quando trai o namorado com o ex (Nate).

A temporada termina ainda sob a sombra de Lisa, quando uma forte revelação nos pega de surpresa. É nesse último episódio que é mostrado o prólogo mais sangrento da temporada, quando um homem morre partido ao meio por um elevador com defeito. Não achei a temporada tão depressiva quanto a terceira. Nem mesmo tão melancólica quanto, mas não dá pra dizer que houve uma queda de qualidade. A SETE PALMOS talvez seja a única série que se manteve regular e ótima durante toda a sua existência. Mal posso esperar pra começar a ver a quinta e última temporada, que dizem ser a melhor de todas. Como pode, meu Deus?

Nenhum comentário: