domingo, outubro 15, 2006

A FLORESTA (The Woods)



A julgar pelos anteriores MAY - OBSESSÃO ASSASSINA (2002) e SICK GIRL (2006), feito para a antologia MASTERS OF HORROR, Lucky McKee tem uma queda por personagens femininas. Essa teoria é confirmada com o novo A FLORESTA (2006), ainda inédito no Brasil, mas que pode ser puxado facilmente nos sites de torrent ou no e-mule. Pra quem preferir ver em DVD, o filme tem previsão de lançamento para o mês de novembro pela Sony. A parceria com Angela Bettis nos filmes anteriores se repete mas de maneira um pouco mais sutil. Angela é "apenas" a voz da floresta no novo filme. E curiosamente ela está estreando na direção com ROMAN (2006), cujo roteiro foi feito por McKee. E o engraçado é que em ROMAN, os papéis dos dois se invertem e é McKee quem aparece atuando. (Adoro o IMDB.)

A FLORESTA é filme-irmão de A ÁRVORE DA MALDIÇÃO, de William Friedkin. A não ser em títulos como esses, os filmes de terror em geral mostram florestas e bosques perigosos porque algo está escondido detrás das árvores e não porque as árvores em si podem atacar as pessoas. A FLORESTA não chega a ser assustador, mas é intrigante e misterioso. Na trama, a jovem Heather (Agnes Bruckner) vai para um colégio interno de garotas. Ao que parece, ela tocou fogo na própria casa e sua mãe decidiu colocá-la em regime de internato. A diretora da escola é interpretada por Patricia Clarkson e Bruce Campbell faz uma participação pequena mas importante como o pai de Heather. Com o tempo, a garota irá notar que o clima hostil da escola não se deve apenas às meninas malvadas que a perturbam, mas que há algo de realmente maligno naquele lugar.

A trama e a atmosfera lembram bastante SUSPIRIA, de Dario Argento, e isso não deve ser apenas uma coincidência. Trata-se de uma homenagem mesmo. Que é explicitada na cena em que aparecem as três bruxas. Além da bela fotografia que acentua a cor verde, o filme ainda tem uma interessante trilha sonora com música incidental (de suspense) e canções com voz feminina. Aliás, tirando a participação de Bruce Campbell e de um ator que interpreta um policial e que aparece um par de vezes, o filme é delas. Dois momentos memoráveis: o ataque no carro e os galhos invadindo a escola.

Agradecimentos ao Leandro Caraça que (sem querer) me incentivou a ir atrás do filme, postando a respeito em seu blog.

Nenhum comentário: