quarta-feira, outubro 04, 2006

TREVAS (Tenebre / Tenebrae / Tenebræ)



Tem uma história interessante por trás de TENEBRE (1982). Não sei se é verdade ou se é lenda. Conta-se que Dario Argento estava nos Estados Unidos quando recebeu uma ligação de um sujeito que disse ter adorado SUSPIRIA (1977) e que queria se encontrar pessoalmente com o diretor. Argento recusou o encontro. Depois, o sujeito ligou de novo, dessa vez, o ameaçando de morte. Parece que mesmo depois que Argento foi até a polícia, o sujeito ainda ligou mais algumas vezes. Desse incidente, nasceu TENEBRE, o retorno de Argento aos giallos, depois de duas bem sucedidas incursões pelos filmes de bruxaria - SUSPIRIA e A MANSÃO DO INFERNO (1980).

Na trama de TENEBRE, Anthony Franciosa é um escritor de romances de mistério que está em Roma para promover o seu mais novo best-seller. Assim que ele chega lá, começa a acontecer uma série de assassinatos semelhantes aos mostrados em seu livro. Inclusive, durante o primeiro assassinato, o maníaco enche a boca de sua vítima com páginas do livro do autor.

TENEBRE é um dos filmes mais violentos de Argento e conta com algumas seqüências antológicas. O melhor exemplo dessa violência gráfica é a cena em que o assassino decepa o braço de uma de suas vítimas e o sangue esguicha feito tinta sobre a parede. Mas a minha seqüência favorita é aquela em que uma jovem é perseguida por um dobermann. Talvez por se aproximar do clima surreal dos dois filmes anteriores de Argento. O curioso é que, para se livrar do cão, que pula incansavelmente cercas para pegá-la, a moça, ironicamente, esconde-se na casa do serial killer. Melhor seria se ela encarasse o cachorro mesmo, hein. Outra seqüência memorável é a do segundo ataque do maníaco, na casa do casal de lésbicas. Nessa cena, há um belo travelling, que poderia ser o ponto de vista do assassino. Ou do próprio diretor.

Se em PRELÚDIO PARA MATAR (1975), Argento já havia passado um prazer quase sádico nas cenas de assassinatos, dessa vez, ele problematiza essa situação quase contraditória que envolve horror e prazer. Não é um filme perfeito - algumas mortes e efeitos especiais não são convincentes e o desfecho da trama chega a ser engraçado -, mas é uma delícia de se ver. Argento mostra poucos momentos de conversa e investigação do crime - Giuliano Gemma é um policial no filme -, preferindo dar ênfase às cenas de assassinato.

TREVAS foi o título que o filme recebeu quando passou num canal por assinatura.

P.S.: Para os fãs de LOST, hoje é um grande dia. É a estréia nos Estados Unidos da terceira temporada da série. Na madrugada de hoje, já vai ser possível fazer o download desse episódio e amanhã mesmo o pessoal do Lost Brasil deve providenciar as legendas em português. Maravilha!

Nenhum comentário: