segunda-feira, agosto 07, 2006

24 HORAS - QUINTA TEMPORADA (24 - Season Five)



24 HORAS é a série que eu acompanhei fielmente por mais tempo. Nunca perdi nenhum dos 24 episódios de cada temporada e fico feliz em notar que a série mantém o bom nível, embora tenha demonstrado sinais de cansaço a partir da terceira temporada. Ainda assim, é um programa melhor do que a grande maioria dos filmes policiais produzidos em Hollywood. John Cassar é o grande nome por trás da série desde a segunda temporada, tendo dirigido dez episódios nessa quinta temporada.

Na temporada passada, Jack Bauer saiu de cena entrando na clandestinidade para fugir dos chineses que queriam a sua cabeça por ele ter participado de uma ação na embaixada da China, ação essa que vitimou o cônsul chinês. A nova temporada começa com uma bomba: o ex-presidente David Palmer é assassinado, assim como Michelle Dessler. Tony Almeida conseguiu escapar com ferimentos graves. Jack Bauer é obrigado a entrar em cena novamente já que ele percebeu que todos aqueles que sabiam que ele não estava morto estão sendo assassinados. A única que conseguiu sobreviver foi a especialista em informática Chloe O'Brien.

Um dos trunfos dessa quinta temporada está na coragem dos roteiristas de matar personagens importantes da série. Além de David Palmer e Michelle Dessler, outras mortes irão acontecer ao longo da temporada. Felizmente, à medida que os personagens vão morrendo, outros vão ganhando importância e a simpatia da audiência, como Audrey Raines e Bill Buchanan. Dessa vez, a arma usada pelos terroristas é o gás nervoso, substância que mata em questão de segundos. Os melhores momentos da série: a CTU sendo atacada com gás nervoso, resultando na morte de um personagem importante; e Jack Bauer seqüestrando um avião e tendo que fazer uma aterrisagem forçada sob o risco de ser alvejado.

O presidente Logan, conhecido da temporada passada como sendo um idiota-mor, dessa vez ganha uma importância quando se descobre que ele é de fato um dos vilões da trama. Foi uma bela jogada dos roteiristas. Essa revelação fez com que a série, que estava meio morna lá pelo meio, recuperasse o fôlego e mantivesse o ritmo acelerado até o emocionante episódio final, que termina com um gancho. Não chega a ser um final tão bonito como o da quarta temporada, mas ao menos a gente fica com gosto de "quero mais", o que é importante para a sobrevida de uma série. Lembrando que boa parte do sucesso dessa temporada se deve à personagem da primeira dama, Martha.

Para a sexta temporada, John Cassar declarou: "o que aconteceria se o equivalente a dez bombas nucleares explodissem em seqüência no país?" Ao que parece, a próxima temporada vai começar já mostrando muito estrago.

A FOX exibe o último episódio da quinta temporada na próxima segunda, dia 14 de agosto. A sexta temporada começa em janeiro nos Estados Unidos.

P.S.: Tem coluna nova no CCR: Veneza 2006.

Nenhum comentário: