quarta-feira, outubro 27, 2004

MAR ABERTO (Open Water)



MAR ABERTO (2004) é o filme que logo após ter sido exibido no Festival de Sundance foi chamado pela imprensa de "Bruxa de Blair com tubarão". Isso por causa do baixo custo da produção (apenas U$ 120.000,00) e também por se tratar de um filme de terror, ainda que não tenha elementos sobrenaturais. (Por falar em A BRUXA DE BLAIR, parece que os diretores finalmente estão fazendo um novo filme. Chama-se HEART OF LOVE e trata-se de uma comédia!) O diretor de MAR ABERTO, Chris Kentis, usou câmera digital e dá logo pra se notar a baixa qualidade da imagem. O filme foi produzido devagarinho durante dois anos e é interessante notar que esse grande intervalo de tempo não é sentido no filme.

O Gustavo Cavinato chegou a dizer que na hora em que o casal de protagonistas está à deriva no mar, ele sentiu a desagradável sensação de que eles estavam representando. Bom, eu achei a performance dos atores até convincente. Especialmente da atriz, a bela Blachard Ryan, que lembra um pouco a Sharon Stone quando jovem e aparece lindamente nua no começo do filme. Mais um ponto positivo para o filme que ganha ares de produção exploitation italiana de terror - inexistência de efeitos especiais por conta de baixo orçamento, cena de mulher pelada e seqüência final mostrando um tubarão de verdade sendo cortado por pescadores.

Como filme de horror pode não ser tão assustador quanto A BRUXA DE BLAIR (1999), mas causa muita tensão, especialmente na cena em que, pra piorar ainda mais a situação desesperadora do casal, começa uma tempestade em alto mar. Aí já viu, né? Tubarão, águas vivas, sensação de abandono, fome, frio, desespero, tudo ao mesmo tempo. O final é totalmente diferente do que se esperaria de um filme convencional. Merece ser conferido.

Nenhum comentário: