quinta-feira, dezembro 04, 2003

MAMET, RAMIS E PALHAÇADA



Comento rapidamente três filmes que vi recentemente, mas que eu não tenho muito o que falar a respeito deles.

A TRAPAÇA (The Spanish Prisoner)

Mais um bom filme de David Mamet, um cara que é craque em criar tramas intrincadas sem deixar o espectador perdido. Os diálogos são ótimos, as situações são bem inteligentes. Coisa fina. Todos os filmes dele merecem atenção. A TRAPAÇA (1997) traz Campbell Scott como um homem de negócios que acaba entrando numa enrascada ao conhecer um homem que se diz milionário (Steve Martin). Acho que até já falei demais da história. Bom mesmo é ver o filme sem saber nada da trama. Steve Martin está ótimo nesse papel dramático. Bem que podiam dar mais chance pra ele fugir um pouco das comédias. Também no elenco Rebecca Pidgeon e Ben Gazzara. Gravado da Globo.

A MÁFIA NO DIVÃ (Analyse This)

Um filme da série "todo mundo viu menos eu". Harold Ramis é o diretor de um dos meus filmes preferidos dos anos 90: FEITIÇO DO TEMPO (1993). Esse filme é uma das comédias que eu posso dar o adjetivo "maravilhoso". Ramis é um diretor subestimado, já que as pessoas falam mais dos astros de seus filmes do que do seu trabalho. Em A MÁFIA NO DIVÃ (1999) não podia ser diferente, afinal, estamos falando de Robert DeNiro e Billy Crystal. Com esse filme, DeNiro mostra a sua veia cômica, que iria repetir com sucesso em ENTRANDO NUMA FRIA (2000). E o legal é que ele tira um sarro com o próprio tipo de personagem que ele faz costumeiramente nos filmes de gângster, principalmente os do Scorsese. Billy Crystal é um grande comediante. Estou até feliz que no próximo ano ele vai voltar a apresentar a festa do Oscar!!! É como a Fer falou: quando ele apresenta a festa, até os filmes que concorrem ao prêmio são melhores. Viva!! Gravado da TNT.

JACKASS CARA DE PAU - O FILME (Jackass - The Movie)

Não sei se porque eu estava de mau humor ou porque eu vi esse filme pela manhã, ou sei lá o que, mas eu achei uma grande porcaria. E não estou falando das cenas de cocô e vômito, não. Eu tô falando do filme mesmo. Quer dizer, nem é bem um filme. É uma versão de uma hora e meia do programa de tv. Achei que ia me divertir, já que vi partes do programa na MTV e até me diverti com algumas das situações absurdas. Mas 80 minutos de idiotice é dose. Há desde a cena em que o cara entrar numa loja de material hidráulico e caga numa das privadas até uma em que o doido do Knoxville deixa um filhote de jacaré morder um de seus mamilos. É cocô, vômito, bundas de homem, carros quebrados e brincadeiras de mal gosto. Tem quem goste. Vi o filme em divx, num pacote de cd-r's enviado pelo Renato.

Nenhum comentário: