sexta-feira, dezembro 26, 2003

ENIGMA DO PODER (New Rose Hotel)



Que filme é esse?? Que tipo de drogas Abel Ferrara estava usando quando filmou? O que de fato acontece? Asia Argento sumiu? Morreu? Por que Christopher Walken se joga pra se espatifar todo no chão? Que tipo de conclusões Willem Dafoe pode ter tirado no final? Quem sou eu??

Um monte de perguntas pipocam na cabeça da gente ao ver esse filme. O ENIGMA DO PODER (1998) é talvez o filme mais odiado de Abel Ferrara. Mesmo a maioria dos fãs do diretor detesta esse trabalho. O filme tem um clima parecido com ALPHAVILLE (1965), de Godard. Um mundo futurista estranho e que não mostra muita coisa (o filme é de baixo orçamento), ao mesmo tempo que tem um clima sonolento e enebriante, além de uma trama complexa e complicada. Resta a dúvida: ENIGMA DO PODER é mesmo um filme mal feito, com problemas de edição e roteiro, ou é um trabalho genial e que vai além de nossa compreensão?

O fato é que eu não consigo desgostar desse filme. Gostei de várias coisas nele. A cena inicial no bar com Asia Argento cantando de maneira sexy é um dos destaques do filme. Ela está especialmente boa nesse filme. Talvez se o filme não tivesse a moça, eu não teria gostado tanto.

A trama não saberia contar aqui, mas é mais ou menos assim: Willem Dafoe e Christopher Walken pretendem ficar milionários através de um golpe em cima de um poderoso empresário japonês. Eles contratam Asia Argento, uma bela prostituta para que ela seduza o tal japonês. (A coisa não é tão simples assim, mas é mais ou menos por aí.) Acontece que a Asia é cheia de mistérios e Dafoe está apaixonado por ela. Não arriscaria falar mais nada da história sob pena de contar algo totalmente diferente do que consta no filme. Hehehe..

Achei o conto original de William Gibson na internet. Lendo o conto em que o filme se inspira, talvez entenda melhor o filme. Ou não. Pra pegar o conto, basta clicar aqui.

Pra ver a Asia Argento em fotos sensuais, aqui e aqui.