terça-feira, outubro 21, 2003

DOIS NA GANGORRA

Fui ao teatro. Nem me lembro mais da última vez que tinha ido. Ah, lembrei. Foi pra ver uma peça infantil chata pra cacete com o meu sobrinho. Heheheh.. Não tenho mesmo o hábito de ir ver as peças mais badaladas - que nem são tão badaladas assim em Fortaleza - geralmente exibidas no Teatro José de Alencar.

Dessa vez a peça tinha tudo a ver com cinema. Direção de Walter Lima Jr. (INOCÊNCIA, A OSTRA E O VENTO, A LIRA DO DELÍRIO). Ele está estreando na direção de teatro. Peça de William Gibson, que já virou filme em 1962. O filme é TWO FOR THE SEESAW, dirigido por Robert Wise e com Robert Mitchum e Shirley MacLaine como protagonistas. (Nunca vi.) A adaptação da peça para o português foi feita por Domingos de Oliveira, um dos diretores brasileiros especialistas em filmes sobre relacionamentos (AMORES, SEPARAÇÕES). No elenco, dois atores que também estão familiarizados com a telona, apesar de terem ficado famosos graças às novelas da Globo: Murilo Benício e Giovanna Antonelli.

Na verdade, o teatro lotou mesmo por causa deles. Eu fui com as minhas duas irmãs. Ao chegar lá, a lotação estava esgotada. Por sorte, resolveram vender cadeiras extras. Resultado: a gente ficou sentado num lugar melhor do que se tivéssemos comprado antes da lotação. Hehhe..Ficamos ali pertinho do palco.

A peça é engraçada e emocionante. O começo já conquista a gente. Mostra Murilo ligando pra Giovanna. Ele inventa uma desculpa esfarrapada pra ligar pra ela. O que ele quer mesmo é fugir da solidão que o atormenta desde que ele vive em Nova York. Ele é um advogado desempregado. Ela uma bailarina desajeitada. A cena do primeiro telefonema é ótima. Assim como a chegada dele na casa dela. O final é inesperado. A parte técnica estava caprichada, com cenário móvel, ótima iluminação, figurino dos anos 50 etc.

A peça está peregrinando por várias cidades até estrear em 12 de novembro no Rio de Janeiro, onde ficará por um bom tempo. Vale a pena conferir. Quem sabe eu adquiro o hábito de ver peças agora.