quarta-feira, outubro 22, 2003

ANGELA - NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO (Angela)



Nesse fim de semana, quando eu fui fazer mais uma visitinha à locadora, peguei essa fita indicada pelo amigo Renato Doho. O Renato tem uma listinha de filmes obscuros e interessantes que ele passou pra lista de discussão e ANGELA, de Rebecca Miller, se inclui na categoria "estranhos e originais". Esses dois adjetivos se adequam de verdade a esse filme.

Na história, Angela é uma garotinha que vive com sua irmã pequena, com seu pai e com sua mãe, que sofre de problemas mentais. A presença da mãe é sempre incômoda na casa. Angela acredita que o anjo que está no porão de sua casa não é um anjo bom, mas Lúcifer em pessoa que está à espreita, querendo se apoderar de sua alma, ou da alma de sua irmã. Por isso, ela inventa rituais estranhos de purificação para evitar a todo custo ir para o inferno.

Muito interessante a cena em que ela e a irmã vão para o "grande nada", ou lugar onde as pessoas vão depois de mortas, ou quando estão dormindo. O que torna o filme interessante é justamente a dúvida se tudo é imaginação da menina ou se as coisas estão mesmo acontecendo.

Um detalhe curioso: outro filme independente e estranho, DONNIE DARKO, tem algo em comum com ANGELA: ambos mostram uma velha louca e solitária que olha freqüentemente pra sua caixa de correio. Terá Richard Kelly copiado a idéia do filme de Rebecca Miller?

O mais recente filme de Rebecca Miller está em cartaz em algumas cidades do país, no circuito de arte. Chama-se O TEMPO DE CADA UM (Personal Velocity: Three Portraits) e recebeu cotação cinco estrelas no blog do Chico. Quando esse filme chegar por aqui, não pretendo perder.

Nenhum comentário: