terça-feira, dezembro 24, 2013

TRÊS FILMES BACANAS



Enquanto a ceia de Natal não fica pronta e eu sirvo mais para atrapalhar do que para ajudar na cozinha, vamos tirar um pouco do atraso aqui no blog falando de três filmes vistos há alguns meses. Para ser mais exato, no mês de setembro, quando o Cinema do Dragão fez uma excelente mostra de filmes inéditos em nosso circuito. Alguns dos filmes, inclusive, nem chegaram a retornar a nossas salas, caso de FOXFIRE – CONFISSÕES DE UMA GANGUE DE GAROTAS (2012). A trinca de filmes representa cinema de qualidade embora já adiante que nenhum deles vai estar no meu top 20 de 2013, que devo divulgar só no finalzinho do ano mesmo. Vamos aos filmes.

LAS ACACIAS 

Primeiro longa-metragem de Pablo Giorgelli, LAS ACACIAS (2011) é um filme muito simples e terno sobre o relacionamento entre um caminhoneiro argentino que leva carga do Paraguai para Buenos Aires e uma mulher paraguaia, que leva o filho ainda bebê a tiracolo e precisa de ajuda para atravessar a fronteira. Trata-se de um road movie sensível e sem pressa que, aos poucos, muitas vezes com silêncios entre os personagens, vai criando uma espécie de tensão entre os dois. Nota-se que nesse espaço de tempo em que estão juntos, a carência afetiva e o fato de ambos estarem sozinhos acabam fazendo com que surja um sentimento. Mas tudo muito discreto, sem arroubos melodramáticos ou algo do tipo. Para o bem e para o mal, já que no meu caso eu adoro um bom melodrama. Mas não podemos cobrar do filme algo que ele não pretende ser.

FOXFIRE – CONFISSÕES DE UMA GANGUE DE GAROTAS (Foxfire) 

Dirigido por Laurent Cantet, mais conhecido pelo drama escolar ENTRE OS MUROS DA ESCOLA (2008), este libelo feminista já havia sido contado antes em REBELDES (1996), de Annette Haywood-Carter, estrelado por Angelina Jolie, nos tempos em que ela ainda não era muito famosa e tinha um belo par de seios para mostrar. Acho que só cheguei a ver trechos desse filme com Jolie, mas creio que esta versão de Cantet carregue mais nas intenções feministas e na raiva das personagens, todas revoltadas com o modo como a sociedade trata as mulheres, especialmente aquelas que não se enquadram em padrões de beleza exigidos. O filme é muito agradável de ver e retrata uma rebeldia que era representativa da época (anos 1950). Além do mais, FOXFIRE – CONFISSÕES DE UMA GANGUE DE GAROTAS (2012) também lida com um difícil projeto socialista das garotas, ao mostrar as dificuldades e ousadias que elas têm para dividir e conseguir dinheiro para bancar um grupo que cada vez mais cresce.

TESE SOBRE UM HOMICÍDIO (Tesis sobre un Homicidio) 

Ricardo Darín é aquele tipo de ator que só em ter o seu rosto ou nome estampado em um cartaz já vende o filme. Sorte dos argentinos. Em TESE SOBRE UM HOMICÍDIO (2013), de Hernán Goldfrid, ele interpreta um professor de Direito que suspeita que um crime que acontece no estacionamento da escola foi obra de um de seus alunos, que comete o assassinato para chamar a sua atenção e atraí-lo para uma investigação que o levará à obsessão. O filme pode até ser um pouco convencional em sua estrutura narrativa, mas não fica devendo à grande maioria dos thrillers policiais produzidos nos Estados Unidos. É envolvente, tem uma trama consistente e é bem interpretado. Não há muito do que reclamar.

Nenhum comentário: