segunda-feira, outubro 03, 2011

PREMONIÇÃO 5 (Final Destination 5)



PREMONIÇÃO é o tipo de franquia que se não fosse o uso do 3D já estaria saindo direto em vídeo. Pelo menos este quinto filme (2011) da série carrega esse jeitão de filme B, embora tenha uma sequência bem caprichada logo no início: a sequência do desabamento da ponte, que com os efeitos em 3D ficam ainda mais impressionantes. Os dois filmes anteriores se mostraram tão inofensivos que se tornaram muito fáceis de serem esquecidos. Portanto, pode-se dizer que este quinto filme é o melhor da franquia depois dos criativos dois iniciais.

A história é praticamente a mesma. Só mudam os personagens e os intérpretes. E, claro, as tentativas cada vez mais mórbidas de tornarem as mortes das vítimas mais horríveis e sangrentas. Mas PREMONIÇÃO 5 traz uma novidade: a ideia de que um sujeito pode matar o outro e tomar a vez dele no ciclo da morte. Como se o "anjo da morte" se satisfizesse com a alma do outro que foi sacrificado. E isso faz a diferença, principalmente para o clímax do filme.

Vale lembrar também o potencial do filme de nos tornar mais cautelosos ao sair do cinema. Ou, na pior das hipóteses, mais paranoicos. Uma pessoa, por exemplo, que está prestes a fazer uma cirurgia de correção de miopia vai pensar duas vezes depois de ver o filme. Mas no fim, tudo está a serviço da diversão. As mortes são feias, mas nada parece muito real. Há momentos de apreensão, como na cena do ensaio da ginasta, mas na maioria das vezes é mais um exercício de relaxamento do que de tensão. Diversão garantida. Pelo menos enquanto dura a sessão.