segunda-feira, outubro 10, 2011

O GATO DE NOVE CAUDAS (Il Gatto a Nove Code / The Cat o' Nine Tails)



De vez em quando bate uma vontade de ver um Dario Argento... E que bom que ainda faltam alguns (poucos) filmes dele que ainda não vi. Um deles era este O GATO DE NOVE CAUDAS (1971), seu segundo trabalho. Não o considero tão bonito plasticamente quanto o primeiro, O PÁSSARO DAS PLUMAS DE CRISTAL (1970), mas a trama é mais intrigante e até que redonda para um filme do diretor, que costuma preferir a atmosfera e o visual em detrimento da história.

O GATO DE NOVE CAUDAS nos apresenta dois homens em busca de um assassino em série: um deles é um ex-jornalista cego e o outro, um jovem jornalista. Ambos têm em comum a vontade de se aventurar numa jornada perigosa e excitante. Como é comum em algumas outras obras de Argento, o assassino aparece na figura de uma câmera subjetiva e, no caso desse filme em especial, também vemos o seu olho em grande close-up.

Diferente de Hitchcock, que não gostava dos whodunits, Argento os abraça, muito provavelmente porque eles fazem mais parte das tradições inglesa e americana de se contar histórias de suspense. E sabemos da atração dos italianos pelo lado pop das culturas americana e inglesa. Prova disso está nos próprios gibis produzidos em grande escala por lá, como Tex, Julia e Dylan Dog, só para citar três exemplos.

No cinema não foi muito diferente, principalmente até um tempo atrás. Hoje em dia Argento parece ser o grande herói da resistência. O último dos grandes diretores de horror italianos que sobreviveu e que continua a ser notícia, por mais que seu brilhantismo possa ter diminuído. O que é questionável. E é pela longevidade e qualidade de seus trabalhos que de vez em quando ele é reavaliado e revisto com prazer. E fiquemos na torcida para que seu DRACULA 3D chegue aos cinemas brasileiros.