quinta-feira, setembro 29, 2011

NÃO ME ABANDONE JAMAIS (Never Let Me Go)



Já faz algumas semanas que assisti este belo filme, mas uma pena que não escrevi logo, enquanto ele estava fresquinho na memória e o sentimento de melancolia ao sair da sessão ainda me impregnava, a ponto talvez de eu fazer um texto mais apropriado e não um tão objetivo, que é o que eu acho que ficará este que está nascendo. NÃO ME ABANDONE JAMAIS (2010) é desses filmes cheios de uma beleza triste e de personagens lutando para viver. É uma ficção científica sem os trejeitos do gênero, mas com especial atenção para os aspectos mais dramáticos da história.

O diretor Mark Romanek, mais conhecido por seus videoclipes do que por seus filmes – afinal, são poucos os filmes -, utiliza um andamento agradavelmente lento para sua narrativa, que combina com as cores sempre esmaecidas da fotografia. Isso, ao mesmo tempo em que combina com a frieza do mundo em que aqueles jovens vivem, contrasta com seus sentimentos de paixão e dor.

Na trama, crianças de uma escola vivem enclausuradas, sem terem direito de ultrapassar os muros. Contam-se a elas até mesmo histórias horríveis de crianças que ousaram tentar e que morreram por isso. A verdade é que elas estão ali para serem bem cuidadas até a idade adulta, quando terão seus órgãos doados a pessoas "normais". Inclusive, uma das cenas mais tocantes é a da professora indignada (Sally Hawkins) que conta pela primeira vez às crianças, durante uma aula, qual seria os seus destinos.

Ao crescer, o trio de crianças que protagoniza o filme é interpretado por Carrey Mulligan, Andrew Garfield e Keira Knightley. O triângulo amoroso entre eles serve um pouco para atenuar os seus destinos. Em alguns poucos momentos do filme nos esquecemos do futuro, assim como deve acontecer com os próprios personagens, quando procuram viver o presente e esquecer o mundo cruel que lhes acolheu.

Nenhum comentário: