terça-feira, setembro 27, 2011

MISSÃO MADRINHA DE CASAMENTO (Bridesmaids)



E o título de melhor comédia do ano no cinema vai para MISSÃO MADRINHA DE CASAMENTO (2011), de Paul Feig! Quem diria que esse filme que tinha tudo para naufragar, para ser uma espécie de SE BEBER, NÃO CASE! de saias e com piadas bestas e escatológicas, fosse uma obra que além de provocar algumas das melhores gargalhadas dos últimos anos ainda contasse com personagens próximas à perfeição, muito bem representadas por um time de atrizes vindo dos mais variados lugares.

A grande "revelação" é a protagonista, Kristen Wiig, desconhecida do grande público, mas que depois de um sucesso como esse promete despontar para a glória. A atriz veio mesmo da comédia e é mais conhecida de quem assiste o SATURDAY NIGHT LIVE. Sua personagem é a mulher que rumina um fracasso no relacionamento passado e que mantém um caso com um sujeito que não quer assumi-la como namorada (John Hamm, de MAD MEN). Sua vida vira de pernas para o ar quando ela é convidada para ser madrinha de casamento de sua melhor amiga (Maya Rudolph), que vai se casar com um sujeito cheio da grana. Mas sua principal pedra no sapato é a personagem de Rose Byrne, nunca vista tão linda e lembrando a Gillian Anderson nos bons tempos. A cena do discurso na festa de noivado é um exemplo de até que ponto a rivalidade entre mulheres pode chegar.

Mas nada prepara o espectador para a cena escatológica, mesmo quem já esteja esperando e já tenha visto o trailer. E o interessante é que a cena, que termina na rua, até pode ser vista com uma certa beleza plástica. Por incrível que pareça. Quem sai perdendo somos nós, brasileiros, que ficamos com fama de donos de restaurantes suspeitos. Mas nosso senso de humor transcende esse detalhe.

MISSÃO MADRINHA DE CASAMENTO ainda conta com a última participação de Jill Clayburgh, que depois do filme veio a falecer. Ellie Kemper, a divertida secretária de THE OFFICE, também dá o ar de sua graça, mas nada seria tão perfeito se não fosse contratado um par de roteiristas mulheres (a própria Kristen Wiig e Annie Mumolo). Nada como mulheres para escrever sobre o universo feminino, com um misto de delicadeza e sem-vergonhice, no sentido de mostrar as suas personagens em situações bem embaraçosas e ainda nos deixar próximo a elas. E parabéns mais uma vez a Judd Apatow, que, mesmo como produtor, continua deixando sua marca.

Nenhum comentário: