terça-feira, agosto 30, 2011

PLANETA DOS MACACOS – A ORIGEM (Rise of the Planet of the Apes)



Desde o primeiro O PLANETA DOS MACACOS, em 1968, que o universo governado por chimpanzés e outros símios tem causado fascínio, chegando a gerar quatro continuações, uma série de televisão, bonecos, desenho animado, um remake dirigido por Tim Burton e até um filme dos Trapalhões. E os macacos estão de volta, desta vez com a tecnologia da captura de movimento, dando bastante realismo às cenas e às expressões faciais – embora eu ainda considere os macacos das décadas de 60 e 70 mais assustadores.

A boa sacada de PLANETA DOS MACACOS – A ORIGEM (2011) é saber inventar um bom motivo para o surgimento dos macacos inteligentes e o declínio da raça humana. Tudo surgiu a partir da vontade de um cientista (James Franco) de encontrar uma cura para o Mal de Alzheimer. Isso porque seu pai (John Lithgow) sofre dessa doença degenerativa. O estudo é feito inicialmente com macacos. Um deles – na verdade, uma fêmea - se mostra bastante receptivo à nova droga, mas também bastante selvagem. Ela morre, mas seu pequeno macaquinho é levado para ser criado pelo personagem de Franco. Como esperado, o jovem César se mostra cada vez mais inteligente. Como César vai transformar a Terra num lugar habitado pelos símios, só vendo o filme para conferir.

Outro ponto positivo do filme está em nos colocar no ponto de vista de César durante a maior parte de sua duração. Assim, nos aproximamos mais do personagem, entendemos quando ele se sente humilhado, ao ser tratado como um bicho de estimação e principalmente ao ser levado preso e entrar em contato com outros de sua espécie. Talvez o problema do filme esteja em seu clímax, que apesar de bom, não causa o mesmo instigar do início. No mais, não deixa de ser interessante notar como Hollywood ainda é capaz de oferecer a direção de filmes de alto orçamento a diretores de filmes pequenos, como é o caso de A ESCAPADA (2008), trabalho anterior de Rupert Wyatt. Quanto a Andy Serkis, impressionante como ele está ficando especialista em personagens de performance de captura. Depois do Gollum da trilogia O SENHOR DOS ANÉIS e de KING KONG, ei-lo novamente fazendo o mesmo serviço. Deve ser a sua sina.

P.S.: O blog hoje, dia 30, está aniversariando. 9 anos se passaram desde que ele nasceu, sob o signo de Virgem. O espaço tem servido não apenas para exercitar a escrita e o crescente interesse pelos filmes, mas também para me socializar com pessoas que também amam o cinema e têm contribuído para o meu crescimento. A todos o meu muito obrigado.

Nenhum comentário: