sexta-feira, novembro 27, 2009

QUARTO DE ESPERA























E a principal notícia da semana para aqueles que têm o hábito de baixar filmes foi uma má notícia. O mininova, o maior site aberto de torrents do mundo praticamente fechou as portas. E isso acaba quebrando as pernas de fóruns de torrents, como o Making Off, por exemplo, cuja grande parte dos filmes de seu acervo é direcionada para o mininova. Tudo bem que a gente sabe que quando se fala em internet, é praticamente impossível voltar atrás em algo que já avançou tanto, mas acho que vai demorar ainda um tempinho para que outros sites surjam para substituí-lo. Mas surgirão. Isto é fato.

Ontem, cansado e com dores no corpo, ao chegar da escola, não tinha condições físicas de ver um longa-metragem, por menor que fosse. A saída foi ver um curta antes de dormir. Escolhi este QUARTO DE ESPERA (2009), realizado por um grupo de estudantes da PUC do Rio Grande do Sul. Os diretores deste curta de 12 minutos são Bruno Carboni e Davi Pretto e não é a primeira parceria da dupla, como pode ser visto no site da Tokyo Filmes.

Fica difícil pra mim falar de algo que eu nem sei direito se gostei ou mesmo entendi. A principal relação que eu fiz entre o curta e um longa estrangeiro foi com O EXÉRCITO DO EXTERMÍNIO, de George Romero, mas ainda assim a semelhança está apenas no uso da máscara de gás e no clima pessimista. Uma das coisas que mais chama a atenção é a respiração ofegante, tipo Darth Vader, do jovem com a máscara. Tão incômodo quanto ver uma pessoa com crise de asma ou respirando pesado por causa de um problema cardíaco. O rapaz, quando não está em seu quarto, vai para a rua, agir com violência com as pessoas. Há outros detalhes que devem ser melhor captados numa segunda ou terceira revisão.

Aliás, esse é um dos problemas dos curtas. Em geral, devido ao pouco tempo que se tem, tudo é muito condensado. E coisas importantes que o diretor quer passar, passa pela gente num piscar de olhos. A vantagem está também na duração, pois é bem mais fácil rever um curta do que um longa. Mesmo assim, como toda obra de arte, o curta adquire vida própria quando visto pelas outras pessoas. Que podem ver algo que sequer passou pela mente de seu criador.

QUARTO DE ESPERA está tendo uma boa repercussão, tendo aberto para o longa A ESTRADA, de John Hillcoat, em algumas sessões, além de estar passando por diversos festivais nacionais e um internacional.

Agradecimentos especiais a Davi Pinheiro pela cópia.

Nenhum comentário: