domingo, setembro 16, 2007

A GIRL IN EVERY PORT



Sempre fiquei fascinado pela beleza de Louise Brooks. Quando a vi nua, num ensaio que achei por acaso na internet, fiquei ainda mais abobalhado. Mas nunca vi sequer um dos filmes estrelados pela lendária atriz. Nem mesmo o seu filme mais insensado: A CAIXA DE PANDORA (1929), de G.W.Pabst. Acabei vendo A GIRL IN EVERY PORT (1928) mais por ser dirigido por Howard Hawks do que por tê-la no elenco. Nem sabia que ela estava no filme e fiquei feliz quando vi seu nome nos créditos. Ela é a razão de ser desse filme de Hawks. Sem ela, o filme enfraqueceria, valeria mais para quem quer conhecer melhor a obra de Hawks, cujo estilo, na época, ainda estava em formação.

Talvez o filme de Hawks que tenha uma maior ligação com A GIRL IN EVERY PORT seja o drama de guerra CAMINHO DA GLÓRIA (1936), que também trata de um triângulo amoroso entre dois homens e uma mulher. A GIRL IN EVERY PORT mostra dois marinheiros cuja maior diversão é namorar diversas mulheres que eles conhecem em cidades portuárias mundo afora. Inclusive, uma das cidades mostradas no filme é o Rio de Janeiro, que pra variar é visto mais como uma cidade mexicana de faroeste. Até o nome da rua é escrito em espanhol! Mas como a gente já está acostumado a ver americano dizer que a capital do Brasil é Buenos Aires, melhor deixar pra lá.

Na trama, um dos homens fica bastante chateado ao ver que toda mulher que ele tenta pegar, já tem a marca de outro homem. Sempre o desenho de um coração flechado. Um dia ele conhece esse sujeito que anda pegando as suas mulheres. Só que eles acabam ficando amigos. A virada da estória ocorre com a entrada em cena de Louise Brooks, por quem um deles fica logo apaixonado e pronto para vender todas as suas posses para viver com a mulher numa fazenda no interior. O que eu achei bastante razoável, levando-se em consideração a moça em questão. Inclusive, eu meio que duvido que uma amizade consiga resistir a uma mulher daquelas. Mas como o filme trata de valorizar mais a amizade masculina do que o amor romântico, os dois amigos acabam ficando juntos no final, o que até daria pano pra manga para alguém dizer que o filme tem uma temática gay ou algo parecido. Mas não acho que seja o caso.

Nenhum comentário: