quarta-feira, julho 13, 2005

AMALDIÇOADOS (Cursed)



Parece que Wes Craven perdeu o talento que tinha. Nem parece o mesmo diretor de grandes filmes como QUADRILHA DE SÁDICOS (1977) e A MALDIÇÃO DOS MORTOS-VIVOS (1988). Parado desde PÂNICO 3 (2000), ele retoma a parceria com Kevin Williamson, roteirista da trilogia PÂNICO. Williamson trouxe consigo o ator Joshua Jackson, um dos protagonistas do seriado DAWSON'S CREEK, cria do roteirista. Pena que o forte do escritor, que é o desenvolvimento dos personagens, não aparece nem um pouco nesse filme, que passa uma sensação de desleixo do início ao fim.

Claro que uma vez que se vá ao cinema esperando uma diversão despretensiosa, até dá pra se divertir com AMALDIÇOADOS (2005), mais um filme de lobisomens a se juntar à lista que inclui ótimos títulos como UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES, de John Landis, GRITO DE HORROR, de Joe Dante, e o subestimado POSSUÍDA, de John Fawcett. O problema é que se esperava mais de Wes Craven. Ainda mais depois de todo esse tempo sem filmar.

Desde os revolucionários efeitos especiais do filme de Landis que se espera de um filme de lobisomens uma transformação tão boa quanto. Até chamaram Rick Baker, responsável pelos efeitos e maquiagem de vários filmes de lobisomem, incluindo UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES e o famoso videoclipe "Thriller" de Michael Jackson. Infelizmente o resultado não foi tão bom, ainda que, no que se refere a efeitos visuais, não seja nada vergonhoso.

O que sobrou nesse novo filme foram os clichês, as interpretações canastras, as tentativas frustradas de susto fácil, tudo isso embalado numa história que passa longe de ser inventiva. A falta de criatividade é tão grande que Kevin Williamson até fez uma cena de acidente na estrada que é a cara de EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO. Pura reciclagem.

Os pontos positivos estão na presença de Christina Ricci, especialmente para quem é fã da moça, e no fato de o filme em nenhum momento se levar a sério. Há até vários momentos engraçados. Inclusive, a famosa frase "not that there's anything wrong with that" (não que haja algo de errado com isso), usada num episódio da sitcom SEINFELD que trata do preconceito com homossexuais na era do politicamente correto, aparece numa cena engraçada do filme em que um dos personagens se descobre gay. E o pior é que nessa cena, colocaram uma música meio western spaghetti ao fundo.

AMALDIÇOADOS foi um filme que deu bastante trabalho pra ficar pronto. Houve problemas de atraso nas filmagens; Mandy Moore, que estava trabalhando no filme, foi demitida por chegar atrasada com muita freqüência; Wes Craven não gostou do final e teve que refazê-lo (não que tenha ficado bom); o diretor tentou diminuir a classificação etária para aumentar o público, o que pode ter deixado o filme cheio de cortes - dá pra notar nas cenas de ataque do bicho. Resultado: o filme vale no máximo uma espiada quando passar na televisão.

Vi o filme numa cabine de imprensa, juntamente com o pessoal do Cinema com Rapadura. Cinema pago já é bom, de graça então... Mas o que valeu mesmo foi a divertida companhia da turma. AMALDIÇOADOS estréia no Brasil na próxima sexta, dia 15.

Nenhum comentário: