terça-feira, julho 19, 2005

EM BOA COMPANHIA (In Good Company)



Mesmo sabendo que iria gostar de EM BOA COMPANHIA (2004), o novo filme de Paul Weitz, não deixou de ser uma agradável surpresa ver que o diretor continua com ótima mão para comédias delicadas, como já tinha mostrado no ótimo UM GRANDE GAROTO (2002), co-dirigido por seu irmão, Chris Weitz. A partir de EM BOA COMPANHIA, Paul assina a direção dos filmes e o irmão aparece como produtor.

Ao contrário do que eu imaginava, o filme não foca a atenção no relacionamento dos personagens de Topher Grace e Scarlett Johansson, mas no de Topher e Dennis Quaid. A trama do filme mostra Quaid, um executivo de 51 anos, casado, com duas filhas, que vê sua vida mudar de rumo quando sua empresa é comprada por outra. Por causa disso, ele passa a ser subordinado a um rapaz que tem metade da sua idade, e que não sabe absolutamente nada do trabalho. Como se não bastasse tomar o seu lugar na empresa, esse rapaz ainda vai ter um caso com sua filha. Mas não vemos apenas o ponto de vista de Quaid, mas também o de Topher, que está passando por uma fase muito difícil de sua vida. Foi abandonado pela mulher, tem poucos amigos, e por isso tenta centrar sua vida no trabalho.

Pra quem está passando por um período confuso e de instabilidade emocional como eu, um filme desses é um oásis no deserto. É quando vejo o quanto gosto de dramas humanos. Às vezes me esqueço disso. O filme tem momentos de deixar os olhos marejados, como, por exemplo, aquele em que Quaid vai deixar a filha no apartamento próximo da universidade que vai cursar e se faz de durão pra não mostrar que está quase chorando, quando a abraça. Ou em outro momento de abraço no final. Como um abraço sincero pode ativar nossas emoções, nos desarmar, não é mesmo? Essa é uma grande vantagem de se viver numa sociedade ocidental.

Na trilha sonora do filme tem belas canções de Iron & Wine. Achei o som parecido com Badly Drawn Boy, que fez a trilha de UM GRANDE GAROTO, também na linha mais acústica. Também toca num momento do filme "Cannonball", de Damien Rice, cantor que está cada vez mais presente em filmes e séries de tv.

Não conhecia o jovem ator Topher Grace, que é mais conhecido por quem acompanha(va) a série THAT'S 70'S SHOW. Gostei do rapaz. Paul Weitz vai trabalhar novamente com os dois atores mais importantes de seus dois melhores filmes: Hugh Grant e Dennis Quaid estarão presentes em seu novo trabalho, que se chama AMERICAN DREAMZ.

P.S.: Quando vi o trailer de 2 FILHOS DE FRANCISCO, o filme que conta a história da dupla Zezé de Camargo e Luciano, fiquei emocionado. Mas não vão contar isso pra ninguém. Pode pegar mal e o povo vai querer me dar de presente uns discos de música sertaneja.

Nenhum comentário: