quarta-feira, setembro 25, 2002

FESTIVAL PAUL NEWMAN

Assisti a três filmes seguidos do Paul Newman. Os filmes são de sua juventude (anos 50 e 60) e mostram o porquê de hoje ele ser considerado um ator mítico. O triste é ver ele bonitão e jovem nesses filmes e depois vê-lo parecendo uma caveira no filme ESTRADA PARA A PERDIÇÃO. Mas é a vida. Essa semana mesmo eu ouvi a frase: "O tempo é uma verdadeira fábrica de monstros." Meio exagerada a frase?

Seguem comentários rápidos dos 3 filmes com o astro.

REBELDIA INDOMÁVEL (Cool Hand Luke)
Dir: Stuart Rosemberg - 1967

Nesse filme, Newman é um rebelde que por causa de seus atos vai parar numa penitenciária rural, onde os presos também trabalham duro. Geralmente eu gosto dos filmes de penintenciária, gosto de ver o protagonista do filme tentando fugir da prisão. Tem vários ótimos como FUGINDO DO INFERNO, UM SONHO DE LIBERDADE, ALCATRAZ: FUGA IMPOSSÍVEL. Esse também é dos bons. Não dá pra falar muito do filme, já que a história é bem simples. Newman pra variar está ótimo como o rebelde preso. Destaque para duas cenas: Newman apostando que come 50 ovos em uma hora e a cena da última fuga dele da prisão. O filme ainda traz no elenco os jovens Dennis Hopper e Harry Dean Stanton. Gravado do SBT.

HOMBRE
Dir: Martin Ritt - 1967

Do romance de Elmore Leonard (hoje conhecido por ser autor dos livros que deram origem aos filmes modernos JACKIE BROWN, O NOME DO JOGO e OUT OF SIGHT), HOMBRE é o meu favorito dos 3 filmes desse "festival". É um western dos bons dirigido por Martin Ritt e que tem uma primeira hora que lembra bastante NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, do John Ford. Como no filme de Ford, o filme mostra várias pessoas numa caravana à mercê de índios e assaltantes. Paul Newman faz o papel de um homem branco que foi criado pelos índios e é recebido com hostilidade por algumas pessoas da caravana. Empolgante quando Newman, com aquele jeitão super-confiante, saca a arma e declara guerra aos bandidos. Gravado da FOX.

O MERCADOR DE ALMAS (The Long Hot Summer)
Dir: Martin Ritt - 1958

Baseado em romance de William Faukner, O MERCADOR DE ALMAS é mais uma novelona, com direito a final super-feliz e tudo. Só que mais classuda. Afinal, onde é que a gente vê uma novela que tenha, além de Paul Newman, o mito Orson Welles? Welles - já na fase rolha de poço - é o dono de uma cidadezinha que desaprova o jeito de ser do filho e cisma que sua filha (Joane Woodward) está encalhando e tá na hora de casar. Paul Newman chega na cidade e com seu carisma conquista o chefão e quer conquistar a moça. Legal ver o bem sucedido casal Paul Newman e Joane Woodward jovens e belos. Gravado da Globo.

Nenhum comentário: