segunda-feira, setembro 23, 2002

SINAIS (Signs)

Gostei bastante do filme. Na verdade, é um dos melhores filmes do ano. M. Night Shyamalan mantém o ótimo nível dos trabalhos anteriores. O fato de o filme "esconder" durante a maior parte do tempo os aliens torna o terror ainda mais intenso. Isso funcionou em OS OUTROS e em A BRUXA DE BLAIR e é sempre mais interessante do que encher o filme com efeitos especiais estilo A MÚMIA (argh). Shyamalan é dos bons e sabe criar climas de uma maneira que poucos conseguem. Vêm à minha mente, David Lynch e Roman Polanky como diretores mestres em criar atmosferas aterrorizantes.

O engraçado é que nos três filmes dele, os personagens agem como se tivesse fumado um baseado ou ingerido drogas relaxantes. Essas falas pausadas dão ao filme um clima estranho de "jamais vu" (aquela sensação de estranheza do ambiente).

Um amigo estava comentando comigo uma curiosidade: no filme O CORPO FECHADO, o personagem de Bruce Willis possui uma fraqueza: a água. Novamente é a água o calcanhar de aquiles dos ets de SINAIS. Achei essa observação bem interessante, ainda que possa ser só coincidência. Pensando bem, como diz o filme, não existem coincidências. Hehehheh.

Por falar nesse lado dramático/filosófico/espiritual, essa parte do filme ficou tão boa que confirma Shyamalan como um cineasta de alto nível no atual cinema americano. Nesse sentido, SINAIS é até superior aos dois filmes anteriores do cineasta. Nos dois anteriores, mesmo tendo um drama intenso dos personagens, o efeito dramático era frio. Nesse, o final emocionante é capaz de fazer chorar.

Agora eu quero ver os primeiros filmes de Shyamalan, antes de ele ter ficado famoso com O SEXTO SENTIDO. São eles: PRAYING WITH ANGER (1992) e WIDE AWAKE (1998). Alguém sabe dizer se esses filme estão inéditos no Brasil ?

Nenhum comentário: