sexta-feira, dezembro 25, 2020

CINCO LONGAS BRASILEIROS VISTOS NO 14º FOR RAINBOW



Ainda pretendo escrever um pouco mais sobre alguns filmes (ou temas específicos) desta ótima edição do For Rainbow. Muitos títulos ficaram grudados em minha memória afetiva e trouxeram um bocado de reflexão sobre a vida, sobre o indivíduo e sobre sua por vezes difícil relação em sociedade. Em breve farei um texto para o site da Aceccine. Avisarei por aqui quando estiver pronto. Enquanto isso, vamos de textos curtos sobre os longas brasileiros vistos no festival, já que hoje o tempo está curto.

AS CORES DO DIVINO

Um documentário de estilo tradicional, mas que conquista nossa simpatia pela presença de vários personagens fortes e alguns depoimentos emocionantes. Este é AS CORES DO DIVINO (2020). Gosto especialmente do depoimento da jovem que se descobre lésbica e precisa enfrentar não apenas a igreja, mas também a família. E o modo como ela conta é também muito bem narrado. Para este tipo de documentário de depoimentos o acaso exerce uma importância bem maior. Victor Costa Lopes é um diretor que começou com ficção, no ótimo filme coletivo O ANIMAL SONHADO (2015). Sua migração para o documentário foi feliz e certamente a temática é em si atraente: a relação entre pessoas LGBTQ com a religião, que é geralmente um espaço de pouco acolhimento para essas pessoas.

LIMIAR

Acho sempre admirável esse tipo de trabalho que demanda anos para ficar pronto. No caso deste belo documentário, a diretora Coraci Ruiz tem registros do nascimento de sua filha e de sua transição, durante a adolescência, para o gênero masculino. Como vemos LIMIAR (2020) pelo ponto de vista da diretora, sentimos um bocado seu desconforto com algumas mudanças que se aproximam, mas há também um apoio muito bonito ao filho, que deve ter passado, diariamente, por fases muito difíceis, até porque a adolescência não é um momento fácil da vida. Acho o filme bem melancólico, talvez por conta da trilha sonora. Também há citações a momentos recentes da política brasileira, o que contribui pra esse sentimento.

PRAZER EM CONHECER

Um filme que parece ter um tom assumidamente educativo. Embora haja algumas cenas de intimidade e sensualidade entre pessoas gays em PRAZER EM CONHECER (2020), o foco principal da diretora Susanna Lira é falar com seriedade da importância de se cuidar, de evitar o contágio com o HIV com novos métodos e conscientização. Em alguns momentos parece um documentário, apresentando o nome dos personagens, como o médico LGBT que trata com atenção seus pacientes e conversa sobre diversão com seu personal trainer. Esse misto de programa educativo com filme transgressivo resulta em um objeto estranho bem interessante.

ADVENTO DE MARIA

Embora seja um filme que possa causar estranhamento do ponto de vista dramatúrgico, o estranhamento é bem-vindo, funciona como um diferencial em uma obra que flerta com o kitsch várias vezes. Temos em ADVENTO DE MARIA (2020), de Vinícius Machado, uma história de um(a) adolescente que está passando por um processo de mudança, de compreensão de sua identidade de gênero. É também um filme sobre amizade e também sobre preconceito religioso, já que a amiga do(a) protagonista é do candomblé e a narrativa apresenta essa série de tabus e de situações envolvendo diferenças de crenças e de compreensão da alma. O título do filme faz uma relação direta com o catolicismo, mas representa também o surgimento de uma nova vida.

MÃES DO DERICK

Uma das coisas que mais me chamou a atenção em MÃES DO DERICK (2020), de Denise Kelm, foi uma cena em que uma das personagens asperge sangue menstrual de uma lunação específica no signo tal em plantas. A relação da tradição feminina ligada a bruxaria e a rezadeiras também comparece neste filme sobre uma família composta por quatro mães e um garoto vivendo em uma área rural do Paraná. É um tipo de cinema que absorve home movies para a construção de um tipo de documentário mais moderno, mas começa a ganhar o espectador a partir de uma cena inesperada de música, com as personagens cantando raps sobre empoderamento feminino, resistência etc. Muito bom. 

Nenhum comentário: