sábado, novembro 28, 2020

HALLOWEEN - OS TRÊS PRIMEIROS FILMES



Recentemente eu tanto percebi que tenho uma lacuna considerável no que se refere ao saboroso subgênero do horror slasher. Até mesmo uma franquia como a criada por John Carpenter e que rendeu mais uma dezena de sequências/reboots, além de ter influenciado uma infinidade de outros filmes. Revi recentemente o primeiro HALLOWEEN (1978) e vi pela primeira vez a duas continuações, ainda que o terceiro não seja exatamente uma continuação. Pretendo ver os demais filmes no futuro. São obras que funcionam como um ótimo calmante para o cérebro, principalmente quando estamos cansados.

HALLOWEEN - A NOITE DO TERROR (Halloween)

Gostei mais de HALLOWEEN agora do que da primeira vez que o vi. Acho que da primeira vez fiquei meio desapontado pelo andamento (lento) do filme. E de fato ele se diferencia bastante dos demais slashers que surgiriam. Até a violência parece bem discreta. No entanto, o mito de Michael Myers tanto cresce no filme, pelo seu visual e também pelo que enfatiza o médico vivido por Donald Pleasance, quanto a sua periculosidade. É legal ver Carpenter colocando easter eggs em seu filme sem ainda ter noção disso: o filme que as crianças assistem é O MONSTRO DO ÁRTICO, que seria futuramente refilmado por Carpenter como O ENIGMA DO OUTRO MUNDO (1982). Há algo de ingênuo no modo como as crianças e até a personagem de Jamie Lee Curtis falam do bicho papão, mas hoje vejo mais como algo positivo.

HALLOWEEN 2 - O PESADELO CONTINUA! (Halloween II)

Em certos momentos, eu até gosto mais deste HALLOWEEN 2 - O PESADELO CONTINUA! (1981), dirigido por Rick Rosenthal, do que do primeiro, mas, no geral, e principalmente em sua conclusão, o filme vai perdendo o encanto e a elegância que o original de Carpenter trazia. E nem sei se dá para reclamar dos clichês, que hoje são manjados, mas será que já eram na época do lançamento? Além do mais, é um filme que fortalece Michael Myers como uma figura mitológica e fantástica, resistente a balas, uma espécie de super-homem pronto para matar. O filme se sustenta bem, tendo que se passar quase que totalmente dentro da clínica onde Laurie (Jamie Lee Curtis) foi internada, e que se transforma num local de carnificina, como já é esperado. O personagem de Donald Pleasance, o Dr. Loomis, segue tendo grande importância na trama. Outro ponto positivo é uma maior aproximação com os gialli e com o cinema de horror italiano, coisa que já havia no original, mas aqui é amplificado pelo maior grafismo das cenas de violência.

HALLOWEEN 3 - A NOITE DAS BRUXAS (Halloween III - Season of the Witch)

Nem se trata de ser um episódio à parte da franquia HALLOWEEN e não ter o Michael Myers, mas de ser um projeto mal pensado e mal executado. Até é compreensível a ideia de fazer uma espécie de antologia de filmes de terror, mas HALLOWEEN 3 - A NOITE DAS BRUXAS (1982), de Tommy Lee Wallace, não funcionou. De todo modo, é curioso e começa bem interessante, com um ar de ficção científica B, com direito a cientista louco que tem planos para dominar o mundo utilizando uma propaganda de televisão. Gosto do primeiro terço do filme, focado basicamente no hospital. Depois, acho que ele vai perdendo a força, principalmente no clímax.

Nenhum comentário: