segunda-feira, agosto 27, 2012

COLEGAS



Foi uma situação bem desconfortável a que eu senti naquela segunda-feira, dia 13, no Festival de Gramado, quando o público ovacionou COLEGAS (2012), de Marcelo Galvão, aplaudindo de pé. Eu não estava entendendo nada. Comecei a achar que havia alguma coisa errada comigo quando até mesmo alguns colegas críticos começaram a elogiar o filme. E, logo depois, o protagonista, o rapaz que lidera o grupo de "foras-da-lei" fugitivos de uma instituição para jovens com Síndrome de Down, apertou a minha mão e falou: "imagina como é que está lá fora." Ele esperava, com razão, receber o carinho do público também no saguão do Palácio dos Festivais. E confesso que fiquei emocionado neste momento.

Mas não dá para confundir realidade com ficção e COLEGAS é mais um filme cheio de boas intenções do que exatamente um bom trabalho. Claro que é preciso tratar com delicadeza um filme como esse, tendo em visto lidar com pessoas que dificilmente aparecem nos filmes e quando aparecem geralmente são tratadas como coitadas. Talvez não seja o caso de COLEGAS, mas o esforço deles não redime o filme de receber críticas.

O filme de Marcelo Galvão tem uma "muleta", que é a narração em voice-over de Lima Duarte, que no começo até funciona bem para apresentar os três personagens, mas depois se torna redundante e um disfarce para a interpretação fraca dos protagonistas. Por isso, nas cenas em que vemos os policiais atrapalhados que os perseguem, essa narração desaparece e o filme flui um pouco melhor. As muitas referências a diversos filmes, como PULP FICTION, TAXI DRIVER, CIDADE DE DEUS, entre outros, tem a intenção de dar aquela piscadela para os cinéfilos, mas poucas vezes esses momentos são realmente engraçados.

Na história, dois rapazes e uma moça com Down, acostumados a assistir muitos filmes na videoteca da instituição e inspirados em THELMA & LOUISE, resolvem dar uma escapada no carro do jardineiro para satisfazer seus sonhos. Nem que para isso precisem assaltar lojas de conveniência usando máscaras. Seus sonhos são diversos: o de Stalone (Ariel Goldenberg) é ver o mar; o de Márcio (Breno Viola) é voar; e o de Aninha (Rita Pokk) é casar com um ator. Enquanto isso, uma dupla de policiais desastrados sai no encalço do trio e a imprensa noticia o caso com sensacionalismo.

COLEGAS ganhou os prêmios de melhor filme, prêmio especial do júri para o trio de protagonistas e direção de arte. A estreia comercial do filme nos cinemas está prevista para o dia 9 de novembro. Tirem suas próprias conclusões.